A Prefeitura Municipal e a Saneamento de Goiás S/A vão assinar o contrato de programa para a renovação da concessão do serviço de água e esgoto em Anápolis. A solenidade está prevista para acontecer nesta quinta-feira, 27/02, no Parque da Cidade, na Avenida Brasil Sul. Os convites para o ato público já estão sendo distribuídos.
A edição do Diário Oficial do Município, que circulou na sexta-feira, 21/02, trouxe o Decreto Municipal nº 4.634, de 20 de fevereiro de 2020, dispondo sobre a dispensa de licitação para a contratação dos serviços de exploração de água tratada e esgoto sanitário no município. O referido traz as fundamentais legais para o pedido de dispensa de licitação, “considerando os princípios constitucionais de legalidade e eficiência, aliado ao princípio da economia processual”, assim como, ainda: “a necessidade imperiosa de promover celeridade aos serviços públicos essenciais”.
O contrato que será assinado entre a Prefeitura e a Saneago não é um contrato de concessão, como o atual, mas um contrato de programa, pelo qual o Município passa a ter uma participação maior no acompanhamento de metas e fiscalização dos serviços prestados e obras a serem executadas.
Há vários meses a renovação contratual vem sendo objeto de negociação com a estatal e o Governo de Goiás. Esse processo vem sendo acelerado, porque há interesse do Estado em capitalizar a empresa através da venda de 49% de suas ações na bolsa de valores. A Assembleia Legislativa, inclusive, já aprovou a autoriza para essa transação. O Governo continua sendo o proprietário majoritário da empresa.
Conforme foi anunciado pelo presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, no final do mês de janeiro último, em audiência pública na Câmara Municipal, os investimentos dentro do contrato de programa a ser celebrado, devem chegar à casa de R$ 500 milhões. Os recursos serão investidos em melhorias e expansão da Estação de Tratamento de Água, extensões de rede e, também, no sistema de esgotamento sanitário. A obra de maio vulto deverá ser a construção de uma barragem para represamento de água. Ainda está em estudo onde será feito este barramento. Trata-se de um projeto complexo e de longo prazo. A expectativa é de oito anos.
Em 2019, a população de Anápolis sofreu com a crise hídrica, ocasionando rodízios e racionamento. Até então, os problemas estavam afeto ao sistema Piancó, que abastece 80% da cidade. Mas, no ano passado, pela primeira vez, o Sistema DAIA, que abastece mais de 40 bairros na região Sul, também começou a entrar em colapso, devido ao assoreamento do Ribeirão Caldas, bem como a elevada retirada de água da bacia por moradores de novos loteamentos e pequenas chácaras, muitos, inclusive, em situação irregular, conforme levantado pela secretaria de Estado do Meio Ambiente e pelo Ministério Público.





Incrível, como que a população Anápolina e predestinada de ser lutibriata, a ser engando quanto vai as Urnas de boa Fé ,acreditando numa proposta de Governo como foi apresentado pelo a prefeito atual com relação a Saneago, agora sede para uma empresa que não e capaz de cumprir seus deveres com ética e Respeito com seus clientes consumidores ,o atual contrato em vigente com a população Anápolina, que e que mais da lucro para a estatal depois da Capital, deixando a população passar por humilhação por falta da Gua por mais de duas décadas, o prefeito alega que o Município não tem capacidade de achar recurso na caso de municipalização de Água, que que Antes da eleição não foi está proposta.
O que não dá para entender recentemente o Jornal Opção de Goiânia, trouxe uma Reportagem ,sobre um empréstimo da Cidade de Araguaína do Estado do Tocantins, que conseguiu um financiamento de 220.000. Milhões de Reais Junto ao Banco Internacional com Juros menor que dá Caixa econômica, com carência a longo Prazo, ainda por cima para Garantir este empréstimo deve que pedir autorização do Congresso Nacional, que deve Aprovação de falta ,isto para uma cidade com um PIB 7 Vezes menor do PIB de Anápolis ,R$ 220.000, para solucionar o Problema de Abastecer de Água de Araguaína.
A, gora vejo que o Prefeito Roberto está realizando o Maior desejo da Saneago de “Carimbar o Passa Porte para A privatização da Saneago correndo um risco de cair de uma nova bomba como no casa da privatização da Celg, mais uma coisa é certa se tivermos uma eleição acirrada isto vai custar a não reeleição do Prefeito e da maioria da banca dos Vereadores que Teu autorização ao prefeito fazer está Renovação, pois o Próprio Vereador Mauro Severino declarou sobre a última audiência pública, que aquilo nao passava de uma farsa do Prefeito e da Saneago ,da para entender o que o Vereador quis dizer aquela audiência foi uma cortina de fumaça, pois já está tudo definido. isto é um golpe contra o cidadão Anápolinos.