Assunto foi abordado pelo prefeito Roberto Naves em reunião com empresários. Ele defendeu um debate maior da sociedade sobre essa questão
O prefeito Roberto Naves vai buscar um debate mais amplo com a sociedade, no intuito de dar solução a um problema que tem incomodado, sobretudo, comerciantes instalados na região central e nas imediações da Praça Dom Emanuel, no Bairro Jundiaí.
Ele abordou o assunto na noite da última quarta-feira, 30/8, durante reunião com empresários na Associação Comercial e Industrial de Anápolis (ACIA).
“O que está incomodando vocês [empresários] não são as pessoas em situação de rua, mas pessoas que estão infiltradas entre elas”, disse Roberto Naves, acrescentando que há informações de que entre os meliantes estariam também pequenos traficantes de drogas.
O chefe do Executivo anapolino disse se tratar de um problema complexo. Na parte social, que compete à Prefeitura de Anápolis, ele afiançou que o serviço social tem estrutura para fazer o acolhimento dessas pessoas com dignidade.
Contudo, o poder público não pode obrigar as pessoas em situação de rua a irem para os abrigos.
Além disso, o serviço social também fornece passagens rodoviárias para as pessoas que desejam voltar às suas cidades de origem. Porém, da mesma forma, a municipalidade não pode obrigar as pessoas a retornarem.
E o que é pior, disse Roberto: “a gente consegue retornar 10 pessoas e chegam outras 15”.
O prefeito pontuou que é necessário buscar uma solução efetiva. Segundo Roberto Naves, em momento nenhum o município se esquiva em dar assistência e dignidade às pessoas em situação de rua.
Porém, o problema são aquelas pessoas que às vezes cometem delitos em outros locais, vêm para a cidade e ficam infiltrados entre os moradores de rua.
“Vamos aprofundar esse debate”, conclamou o prefeito Roberto Naves.
Centro
Questionado sobre projetos da Prefeitura voltados para a revitalização do centro de Anápolis, Roberto Naves destacou que essa é uma questão que está dentro do planejamento.
Mas, ele adiantou que inicialmente, há um problema mais grave e antigo que está em vias de ser resolvido, que é a troca dos sistemas de água e esgoto e galerias pluviais na área central, que tem tubulações antigas.
Feita essa parte, já há planejamento para refazer o asfalto e, a partir daí, então, poderá ser desenvolvido um projeto amplo para o centro.
No entanto, para isso, é fundamental atacar a parte de infraestrutura.