Marcada para ocorrer na manhã desta terça-feira, 1º/10, a audiência pública da Câmara Municipal para debater o saneamento público em Anápolis não ocorreu. O motivo: a ausência do presidente da Saneago, que mandou um comunicado pedindo que a data seja remarcada para entre os dias 14 e 18 de outubro próximo.
A sessão chegou a ser aberta pelo Presidente da Casa, Vereador Leandro Ribeiro (PTB). Ele disse, na ocasião, que o objetivo do encontro seria debater a falta de água “que se arrasta há 20 anos na cidade” e, segundo observou, sem a presença da Saneago, não seria possível o debate, que foi proposto pelo Vereador Pastor Elias, com aprovação do plenário.
O autor da propositura, inclusive, leu uma listagem de autoridades convidadas para a audiência pública, dentre elas, o Governador Ronaldo Caiado e o próprio presidente da Saneago, Carlos José Soavinsk. O presidente da estatal mandou ofício pedindo a prorrogação, justificando que vai apresentar, na nova data, o plano de ação da empresa para o Município. A reunião, adiada de última hora, já tinha a presença dos deputados estaduais Amilton Filho (SD) e Coronel Adailton (PP). Também já estavam presentes os vereadores: Alfredo Landim (PT), Jean Carlos (PTB), Fernando Paiva (PODE), Lélio Alvarenga (PSC), Lisieux José Borges (PT), João da Luz (PHS), Deusmar Japão (PSL) e Wederson Lopes (PSC).
Crítica
Durante pronunciamento no Pequeno Expediente da Assembleia Legislativa, ainda nesta terça-feira, 1º, o deputado Coronel Adailton (PP) comentou sobre audiência pública realizada em Anápolis para discutir problemas de saneamento, abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade. O parlamentar lamentou a ausência de um representante da Saneago, responsável pelos serviços.
“Infelizmente não esteve presente o representante da empresa Saneago, frustrando uma audiência pública devidamente convocada com vários ofícios expedidos e atualizados, enviados também para a gerência da Saneago em Anápolis. Nenhum representante da empresa esteve presente. Muita gente da população de Anápolis está querendo esclarecimentos em virtude da má qualidade dos serviços prestados. O pastor Elias que propôs essa audiência pública ficou também bastante frustrado”, comentou o parlamentar.
Coronel Adailton solicitou ao deputado Rubens Marques (Pros), ex-diretor da Saneago, apoio para solucionar o problema. “Como se não bastasse o mal atendimento, temos relatos de residências que ficaram dezessete dias sem o fornecimento de água. Então venho aqui repudiar essa falta de um representante da Saneago e espero que na próxima audiência, que já está convocada pela Câmara Municipal de Anápolis, que ele esteja presente”, concluiu o parlamentar.




