A primeira-dama de Anápolis, Carla Lima Corrêa, usou suas redes sociais para fazer um chamamento público ao evento que vai acontecer nesta quinta-feira (25/9), no Teatro Municipal, a partir das 19 horas.
Na ocasião, será realizado o projeto Somos 1, que está inserido dentro da programação alusiva ao Setembro Amarelo, que é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio que acontece no Brasil desde 2015.
“Quero fazer um convite especial: nesta quinta-feira, às 19h, vamos estar juntos para conversar sobre o Setembro Amarelo, refletir sobre a vida e reforçar que ninguém precisa enfrentar as dores sozinho. Sua presença faz toda a diferença”, conclamou Carla Lima.
Especialistas farão palestra com a temática envolvida e, segundo a primeira-dama, será um evento “cheio de surpresas”.
FIQUE SABENDO!
Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, esses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade.
A primeira medida preventiva é a educação. Durante muito tempo, falar sobre suicídio foi um tabu, havia medo de se falar sobre o assunto. De uns tempos para cá, especialmente com o sucesso da campanha Setembro Amarelo, esta barreira foi derrubada e informações ligadas ao tema passaram a ser compartilhadas, possibilitando que as pessoas possam ter acesso a recursos de prevenção.
Saber quais as principais causas e as formas de ajudar pode ser o primeiro passo para reduzir as taxas de suicídio no Brasil, onde atualmente 42 pessoas por dia tiraram a própria vida. Surgiu então um outro desafio: falar com responsabilidade, de forma adequada e homologada ao que recomendam as autoridades de saúde, para que o objetivo de prevenção seja realmente eficaz. (www.setembroamarelo.org.br)

Leia também: Corpo de Baile de Anápolis apresenta “Entre Notas e Poesias”