Segunda e terceira parcelas deverão ser pagas no dia 30 de outubro e 30 de novembro, respectivamente
Da Redação
Vence nesta quarta-feira (30) a 1ª parcela do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos com placa final 0, em Goiás. Proprietários de carros que optarem pelo parcelamento em três vezes devem acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) ou aplicativo Detran GO ON para emitir o boleto para pagamento.
Quem optar pelo parcelamento, terá de pagar a 2ª parcela do imposto até o dia 30 de outubro. A 3ª parcela ou cota única com valor integral do IPVA deverão ser pagas até o dia 30 de novembro.
Os proprietários de veículos com placas final 9 devem efetuar o pagamento da 2ª parcela no próximo dia 6 de outubro. Neste caso, o prazo final para pagar a 3ª parcela ou o valor total de uma única vez ocorre no dia 3 de novembro. Também em 6 de outubro, será a vez de donos de veículos com placa final 8 pagarem a 3ª parcela ou cota única do imposto.
O Detran não envia o boleto de IPVA para a casa do dono do veículo. O acesso pode ser feito pelo site do órgão, além do aplicativo Detran GO ON disponível para Android e IOS. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo digital (CRLV-e) é liberado após quitar também o Licenciamento, seguro DPVAT e eventuais multas.
Descontos
Há desconto de 50% para proprietários de veículos com motor 1.0 e/ou motocicletas de até 125 cilindradas que efetuarem o pagamento do imposto dentro do prazo e não tiverem multas de trânsitos. Também há desconto de até 10% para aqueles que pontuaram no programa Nota Fiscal Goiana.
O atraso no pagamento resulta em juros sobre a cobrança do IPVA. De acordo com o Código de trânsito Brasileiro (CTB), deixar de licenciar o veículo é infração gravíssima, além de resultar na remoção do veículo para o Pátio do Detran.
Após a quitação do imposto, os proprietários podem imprimir o CRLV-e por meio do site ou aplicativo do Detran. O acesso é por meio do menu “veículos” em ambos. Basta preencher os dados do veículo nos locais indicados para ter acesso ao documento impresso ou digital.
Com informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO)