Antes do anúncio do aumento dos combustíveis realizado pela Petrobrás, no dia 10 último, a fiscalização nos postos já estava sendo realizada pelo Procon Anápolis. Foram vistoriados 50 estabelecimentos.
A ação conta com o reforço do Inmetro e seguirá até que todos os locais da cidade recebam a visita conjunta dos dois órgãos.
“Acho muito relevante esse tipo de fiscalização porque isso dá segurança para nós, consumidores, que estamos abastecendo. É bem importante que esse tipo de ação aconteça sempre, ainda mais hoje, que é comemorado o Dia do Consumidor”, ressaltou a designer de interiores Joyce Kelly Campos, 37 anos, no momento em que abastecia seu automóvel.
Como funciona?
Enquanto o Procon fiscaliza o reajuste de preços injustificados, o Inmetro verifica a volumetria, ou seja, “vê se o que sai da bomba é realmente o que entra no tanque do consumidor, que é uma dúvida recorrente”, explicou o fiscal do Inmetro, Divino Aparecido de Souza.
Segundo ele, no primeiro dia da operação, nos dois postos visitados, apenas em um foi encontrada irregularidade.
“Lacramos a bomba quando o estabelecimento está colocando a mais ou a menos no tanque”, informou.
Você sabe quem pode votar em 2022?
Todos os postos foram notificados a apresentar as três últimas notas de compras de combustíveis, como também os cupons fiscais do período de três dias relativos às vendas. “Isso tudo para verificarmos se o preço já havia sido reajustado”, disse o diretor do Procon, Wilson Velasco.
De acordo com ele, após a entrega dos documentos, o órgão emitirá nota e parecer através do seu departamento jurídico e, caso haja alguma irregularidade, os estabelecimentos terão o prazo devido para fazer sua defesa.
O diretor do órgão fez questão de salientar que todos devem sempre fazer uma pesquisa de mercado antes de adquirir qualquer que seja o produto.
“Hoje já é possível consultar no site da Prefeitura de Anápolis todas as pesquisas realizadas por nós, dentre elas, a dos combustíveis.
Além disso, tem o Zap do Procon que pode ser utilizado para denúncia de qualquer violação dos direitos do consumidor.”
“Somos parceiros e queremos que todos se sintam sempre à vontade de nos buscar e tenham a liberdade para estar fazendo sua denúncia, tirando sua dúvida, e saibam que seu imposto tem sido bem investido pela Prefeitura de Anápolis com ações concretas na defesa dos interesses do cidadão anapolino”, concluiu Wilson.