O Instituto Brasileiro de Geografia e estatística divulgou o resultado da Pesquisa Industrial Mensal- produção Física (PIM-PF), referente ao mês de outubro desse ano, com os recortes de comparação.
A leitura dos dados aponta que Goiás apresenta um quadro bem melhor de indicadores, em relação aos registros nacionais.
Segundo o IBGE, em outubro/2025, a indústria goiana cresceu 6,5% em relação ao mês anterior.
Esse resultado representa o maior avanço nesse comparativo, desde dezembro de 2021, quando a variação bateu na casa de 7,5%.
Enquanto Goiás cresceu 6,5% em outubro/2025 (em relação ao mês anterior), o Brasil teve um percentual mais acanhado: 0,1%.
Comparando outubro/2025 com outubro/2024, Goiás cresceu 11,7%. No Brasil, a variação foi negativa neste comparativo: -0,5%.
Na variação acumulada do ano, Goiás registra 3,0% de crescimento, enquanto no país a variação foi de 0,8%.
Considerando as variações no período de 12 meses, as variações foram de 2,2% para Goiás e 0,9% para Goiás.
Atividades
Na comparação com outubro de 2024, o avanço de 11,7% assinalado em Goiás foi motivado pela alta de nove dos treze setores investigados.
Dentre eles, os mais relevantes foram: Fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (33,1%), Fabricação de produtos alimentícios (12,9%) e Fabricação de produtos químicos (11,3%). Metalurgia (17,4%) e Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (26,0%). Por outro lado, as maiores influências negativas para o índice goiano foram das atividades de Indústrias Extrativas (-16,1%), Fabricação de produtos de minerais não metálicos (-17,4%) e Fabricação de bebidas (-7,5%).
Estados
Em outubro de 2025, o crescimento de 0,1% da indústria nacional frente a setembro, na série com ajuste sazonal, foi acompanhado por oito dos quinze locais pesquisados pelo IBGE. Goiás (6,5%) apresentou o maior avanço do país, seguido por Mato Grosso (5,8%) e Rio de Janeiro (4,1%).
Por outro lado, Rio Grande do Sul (-5,7%) e Espírito Santo (-1,7%) tiveram as quedas mais expressivas.
Sobre a PIM-PF
A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) gera indicadores de produção mês a mês para as indústrias extrativa e de transformação. As informações nos permitem analisar o nível da produção ao longo do tempo para uma mesma unidade da Federação ou entre unidades da Federação, em diferentes setores de atividade.
Com informações do IBGE
Leia também: Na madrugada, Márcio Corrêa confere iluminação natalina nas entradas da cidade





