Profissionais do magistério da rede pública estadual e municipal foram homenageados pelo Legislativo
Com o objetivo de ressaltar a importância do professor e valorizar os profissionais que atuam no setor educacional em Anápolis, a Câmara Municipal de Anápolis realizou na noite da última quarta-feira (24), uma sessão solene para entrega da Comenda Nadyr de Souza Andrade.
O evento foi realizado no Teatro São Francisco e conduzido pelo presidente Leandro Ribeir. Em discurso, ele relembrou os momentos turbulentos passados por todos devido à pandemia da Covid-19 e frisou a retomada aos poucos das atividades.
“A pandemia nos deixou em isolamento social, preocupados com o futuro, mas agora, devagar, as coisas vão voltando ao normal, ainda dentro dos protocolos sanitários. Somos sobreviventes e daqui para frente temos que nos acostumar com o novo normal. Tenho certeza que cada um de nós perdeu alguém para a Covid-19, mas graças a Deus estamos aqui, superando e trabalhando”, disse Leandro.
Anápolis realiza Fórum da Não Violência Contra a Mulher
Estiveram presentes os membros da Mesa Diretora, Andreia Rezende, Cleide Hilário e João da Luz; além de Cabo Fred Caixeta, Trícia Barreto, Edimilson Mercado Serve Bem, Frederico Godoy, Hélio Araújo, Jakson Charles, Jean Carlos, João Feitosa, Lisieux José Borges, Luzimar Silva, Reamilton Espíndola, Seliane da SOS e Wederson Lopes.
Chamado para discursar em nome dos demais vereadores, Professor Marcos Carvalho (PT) lembrou que é na escola que se constrói o conhecimento e os professores tem papel fundamental no desenvolvimento das pessoas, na produção do conhecimento, no avanço das pesquisas e da ciência.
“O desafio aqui é homenagear aqueles que constroem o conhecimento”, disse Marcos. O vereador lembrou que a educação tem se transformado e que o professor tem papel fundamental nesses novos tempos.
A secretária municipal de Educação, Eerizania Freitas, uma das homenageadas da noite e representante do prefeito Roberto Naves na sessão solene, se mostrou emocionada e destacou o protagonismo dos professores dentro da rede de Anápolis.
Eerizania falou do retorno das aulas presenciais na cidade, em 9 de agosto, e o quanto os professores se mostraram felizes e dispostos em voltar à sala de aula pós-pandemia, um desafio para todos os docentes em todo o mundo.
A secretária disse que a valorização dos professores é uma prioridade da atual gestão. Eerizania reiterou o diálogo com o Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (Sinpma) e frisou o orgulho de estar á frente “da melhor rede municipal de Goiás”.
Comenda
A Câmara Municipal de Anápolis criou a Comenda Professora Nadyr de Souza Andrade em 2013 – na época uma iniciativa da então vereadora Professora Geli Sanches, que esteve na sessão solene e fez parte da mesa de autoridades. Em discurso, Geli contou o quão marcante é a docência na sua vida, o que fez abandonar a advocacia para se dedicar integralmente ao “chão da escola”. “Fui forjada na escola, onde trabalhei por 34 anos”, completou.
Natural da cidade de Curvelo (MG), a professora Nadyr nasceu em 1915 e posteriormente veio para Anápolis. Em 1956 iniciou sua trajetória como servidora estadual e municipal na cidade. Foi uma das criadoras da Fundação Educacional, órgão que deu origem à Secretaria Municipal de Educação.
Apesar de lecionar desde a juventude, Nadyr de Souza Andrade se graduou em pedagogia aos 61 anos pela Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão. Em 14 de junho de 2012, aos 96 anos, faleceu deixando seu legado na área educacional para o município.
Os homenageados
- Adonai Tadeu Rodrigues
- Aécio Valério Barreto de Oliveira
- Ana Paula Batista Coelho
- Andreia Aparecida da Costa
- Áquila Raimundo Pinheiro Lima
- Bruno Henrique Silva
- Claudete Lacerda Marques
- Cláudia Carvalho de Aguiar Cândido
- Eerizania Eneas de Freita
- Fábio Emílio Barbosa D´Almeida
- Geralda Ambrósio Bandeira da Silva
- Gustavo Jhefer de Almeida Maximiano
- Ilma Moreira Caixeta
- Iraci Garcia de Araújo dos Santos
- Juliana Roriz Ferreira
- Karine Araújo e Silva
- Lucélia Ribeiro de Castro Assunção
- Lygia Portenha Borges Ferreira
- Magda Elaine de Oliveira
- Maria Amélia Vieira Rosa
- Maria Luísa Gomes Adorno
- Marília Neiva Lourenço
- Roxana Saade Diaz Granados
- Tatiana Bastos da Silva
- Wellington de Melo Lima