Umidade relativa do ar terá uma queda considerável. Apesar do clima mais ameno, chuva não deve aparecer nos próximos dias
As temperaturas em Anápolis devem continuar mais baixas ao longo deste final de semana. Isso porque, de acordo com o The Weather Channel, plataforma americana de meteorologia, a frente fria deve permanecer até a próxima terça-feira, 22/6, e as mínimas podem chegar a 14°C, principalmente no começo das manhãs e durante a noite. Já as máximas, essas não devem ultrapassar os 28°C.
Segundo aponta o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a queda nas temperaturas se dá pelo ar frio proveniente de massa de ar polar. O fenômeno ocorre todas as vezes que há passagem de frente fria, como ocorreu na semana passada.
No entanto, têm alerta. Diferentemente dos últimos dias, não existem muitas chances de chuva. A previsão aponta probabilidade máxima de 2% de precipitação para o final de semana. Esse cenário de escassez pode prevalecer até a próxima quinta-feira, 24/6, e, consequentemente, a umidade relativa do ar terá uma queda considerável, ficando abaixo, 21/6, de 50%.
Abaixo uma lista separada pelo Portal CONTEXTO com algumas dicas da Organização Mundial de Saúde (OMS) para amenizar o tempo seco:
1. Mantenha a hidratação
Para evitar a desidratação, procure beber muita água, mesmo sem estar com sede. Além disso, na hora das refeições, escolha alimentos (frutas e vegetais) ricos em água. Melão, melancia, laranja, abobrinha, entre outros, são bons exemplos. É importante, também, ter muita atenção à hidratação de crianças e idosos.
Ao sair de casa, leve sempre uma garrafinha de água, evitando ficar longos períodos sem hidratação.
2. Invista em alimentos saudáveis
Outro cuidado importante é evitar alimentos muito salgados ou condimentados, que podem causar retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.
3. Umidifique o ambiente
Espalhe panos (toalhas) úmidos ou mesmo baldes com água pelos ambientes da casa, especialmente nos quartos, durante a noite. Uma alternativa, mais eficiente, é utilizar um umidificador de ar.
4. Evite a exposição solar
No verão, ou nos dias quentes de inverno, evite se expor diretamente ao sol. Caso o faça, utilize um chapéu e mantenha a hidratação.
5. Não faça atividades físicas nos horários mais secos
A prática de exercícios físicos deve ser evitada entre 10h e 16h, especialmente se for ao ar livre, em centros urbanos, onde a concentração de poluentes no ar é naturalmente maior. Prefira o início da manhã ou fim da tarde.