A proposta visa conscientizar os cidadãos goianos sobre os princípios da economia solidária e incentivar a adoção de práticas colaborativas.
O deputado estadual Antônio Gomide (PT) anunciou, na última terça-feira, 14, uma iniciativa significativa para promover a economia solidária em Goiás. O parlamentar apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do estado, propondo a criação do Dia Estadual da Economia Solidária, a ser celebrado anualmente em 15 de dezembro.
Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a economia solidária busca combater desigualdades sociais e o desemprego por meio de ações coletivas em diversos empreendimentos, que vão desde cooperativas de reciclagem até grupos de agricultura familiar, cooperativas de crédito, coletivos ecológicos e produtores de alimentos orgânicos.
Ao escolher o dia 15 de dezembro para a celebração, o projeto presta homenagem a Chico Mendes, líder sindical e ativista da economia solidária, assassinado em 1988. A data proposta por Antônio Gomide tem o objetivo de incentivar a participação ativa da sociedade civil, poderes públicos, universidades, meios de comunicação e outros atores sociais na construção de políticas públicas que apoiem e estimulem a economia solidária em Goiás.