VERSÃO FLIP
quarta-feira, 18 de fevereiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 18 de fevereiro, 2026
Contexto

Projeto piloto constrói casas de plástico reciclável em 5 dias

de Anna Rhaissa
17 de fevereiro de 2026
em Brasil, Sustentabilidade
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0
Governo do Amazonas inicia construção de casas de plástico reciclado que ficam prontas em cinco dias, com 50 m² e produção local em Manaus. Imagem: Reprodução

Governo do Amazonas inicia construção de casas de plástico reciclado que ficam prontas em cinco dias, com 50 m² e produção local em Manaus. Imagem: Reprodução

Casas modulares de 50 m² usam blocos de encaixe

O Amazonas iniciou um projeto piloto de casas populares feitas com plástico reciclável, com unidades de 50 m² montadas por encaixe, sem argamassa. O modelo permite erguer a estrutura principal em até cinco dias, com prioridade para famílias de baixa renda e moradores de áreas de risco em Iranduba, Região Metropolitana de Manaus.

O sistema transforma resíduos pós-consumo em blocos modulares, reduzindo a dependência de materiais tradicionais e encurtando a logística de transporte. A produção é realizada localmente em Manaus, no Centro de Reciclagem da Defesa Civil, que processa o plástico em blocos prontos para construção. A capacidade inicial da planta é de 80 toneladas de plástico por mês, suficiente para até dez casas, dependendo do padrão de cada unidade.

Estrutura modular

Cada residência possui dois quartos, sala, cozinha e banheiro, seguindo o padrão de habitação social para famílias pequenas. Os blocos se encaixam em um sistema modular que dispensa argamassa, acelerando a montagem da estrutura. O prazo de cinco dias refere-se apenas à construção da estrutura principal; etapas como preparação do terreno, instalações elétricas e hidráulicas influenciam o cronograma final.

O material foi desenvolvido para resistir ao clima quente e úmido da região, prevenindo infiltrações e mofo. O sistema modular também permite futuras ampliações, acrescentando novos módulos conforme a necessidade da família.

Governo do Amazonas inicia construção de casas de plástico reciclado que ficam prontas em cinco dias, com 50 m² e produção local em Manaus. Imagem: Reprodução

Produção e sustentabilidade

O plástico utilizado será adquirido de cooperativas e associações de catadores, criando demanda para coleta seletiva e geração de renda local. O projeto integra a política Amazonas Ecolar, que une habitação e economia circular, transformando resíduos em insumos de construção civil.

Cada unidade tem custo estimado de R$ 60 mil e pode incluir biodigestores, embora detalhes sobre financiamento, critérios de seleção e metas de escala não tenham sido divulgados.

O projeto piloto prevê a entrega das primeiras casas até março de 2026, e a população poderá observar resultados sobre custo, manutenção e velocidade de ocupação quando as unidades forem habitadas.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: AmazonasAmazonas EcolaraNÁPOLIScapadestaquegoiasPortal ContextoProjeto PilotoSustentabilidade

Mais Artigos

Imagem: Contexto/IA

Ministério da Saúde faz comunicado sobre o Vírus Nipah no Brasil após o Carnaval

de Anna Rhaissa
17 de fevereiro de 2026
0

País não registra casos e reforça vigilância epidemiológica contínua O Ministério da Saúde informou que não há casos confirmados do...

Senado. Foto: Jonas Pereira

Brasil mantém pior posição no ranking global de corrupção

de Anna Rhaissa
12 de fevereiro de 2026
0

País registra 35 pontos e fica abaixo da média O Brasil manteve em 2025 a mesma colocação no Índice de...

Cláudio Pereira chora ao lado dos pais ao assinar seu primeiro contrato profissional, com o Red Sox — Foto: Divulgação/Red Sox

Brasileiro de 17 anos assina com gigante do beisebol dos EUA

de Anna Rhaissa
26 de janeiro de 2026
0

Arremessador paulista ingressa no sistema profissional dos Estados Unidos O paulista Cláudio Pereira, de 17 anos, assinou seu primeiro contrato...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Filho caçula de secretário não resiste após ser baleado pelo pai em Itumbiara (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

    GO: Segundo filho baleado por secretário Thales Machado não resiste e vai a óbito

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Comércio varejista da região central de Anápolis vive drama e pede socorro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • O preço oculto da formação médica no Brasil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Pastor perde ação e Justiça fala em má-fé e estelionato religioso

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Performance no Goianão garante à Anapolina calendário nacional para 2027

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui