Foi protocolado na Câmara Municipal, de autoria do vereador Wederson Lopes (UB), o Projeto de Lei Ordinária (PLO 075/2024), que propõe o tombamento como patrimônio histórico, ambiental e cultural municipal, o Jardim Botânico, localizado em área onde funcionou durante vários anos o tradicional Clube Ipiranga.
Segundo o PLO, todo o espaço do jardim Botânico e seus componentes devem ficar protegidos de forma especial, vedando-se a alienação, destruição ou demolição ou mutilação nos seus limites territoriais.
A proposta autoriza o Chefe do Executivo a promover, em órgão próprio, o registro e a fiscalização deste tombamento, a título de bem de interesse do patrimônio histórico do município, em conformidade com o Decreto lei nº 25, de 30 de novembro de 1937.
“O local que se quer o tombamento é um cartão postal da cidade, recém-reformado, e a área em si faz parte da história Anapolina”, destaca o autor, na justificativa de seu projeto.
Localizado na Avenida Professora Zenaide Lucena, no Bairro Jundiaí, o Jardim Botânico está situado em uma área “com alta especulação imobiliária”, segundo o vereador e que, por isso, também, é necessária a medida a fim de se evitar, futuramente, “qualquer intervenção que não seja favorável ao interesse público”.
Vale ressaltar que o Jardim Botânico é parte de um complexo ambiental e de lazer, interligado com o Parque das Águas e o Parque Ipiranga.
O Jardim
Entregue à população no início desse ano, o Jardim Botânico é resultado de um investimento na casa de R$ 1,2 milhão.
O espaço foi concebido dentro de uma reserva verde preservada, com muitas espécies de árvores, as quais foram devidamente catalogadas.
Leia também: Aprovado projeto que amplia punições para venda de ingressos por cambistas
Além disso, dezenas de minas d´água ocupam pontos dos 25 mil metros quadrados de área do logradouro.
O Jardim Botânico também conta com estacionamento, banheiros acessíveis, espaços de convivência e contemplação, jardins, trilhas, estufa de mudas, quiosques e uma série de outros equipamentos.
Além do Memorial Ipiranga, no qual será exposto o acervo de equipamentos do antigo clube.
No local, são realizadas visitas guiadas com estudantes, que podem acompanhar in loco, um pouco daquilo que eles só estavam acostumados a ver nos livros, em relação à natureza.
Também, com frequência, a prefeitura realiza campanhas de doações de espécies de árvores ornamentais e frutíferas, parte delas, do próprio viveiro.
Tramitação
A proposta foi protocolada na Câmara Municipal e será encaminhada à leitura no plenário. Em seguida, tramitará nas comissões técnicas. Não havendo impedimento, vai à plenário para duas votações. Uma vez aprovado, o PLO vai à sanção ou veto do Poder Executivo.





