VERSÃO FLIP
quarta-feira, 31 de dezembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quarta-feira, 31 de dezembro, 2025
Contexto

Projeto visa criação de Procuradoria Especial da Mulher no Legislativo

de Orisvaldo Pires
22 de janeiro de 2021
em CÂMARA MUNICIPAL
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Produradoria da Mulher

Orisvaldo Pires

O incentivo à participação mais efetiva das vereadoras nos órgãos e atividades da Câmara; receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violências e discriminação contra a mulher; e cooperar com organismos públicos, privados e do terceiro setor, em ações voltados à implementação de políticas para as mulheres.

Estas são algumas das atribuições da Procuradoria Especial da Mulher, que teve projeto protocolado na manhã desta quinta-feira, 21/01. A matéria deve ser pautada para votação nas sessões ordinárias da Casa.

O projeto, de iniciativa da vereadora Cleide Hilário (Republicanos), foi apresentado pela Mesa Diretora e tem as integrantes da bancada feminina como co-autoras: Andreia Rezende (SD), Thaís Souza (PP), Seliane da SOS (MDB) e Dra. Trícia Barreto (MDB).

A Procuradoria tem competência de fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo estadual e municipal, que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito estadual e municipal.

O ato de protocolo do projeto que cria a Procuradoria Especial da Mulher, além dos vereadores, teve a presença das secretárias municipais de Educação, Eerizânia Freitas, e de Integração Social, Esporte e Cultura, Sonja Maria Lacerda; o deputado estadual Coronel Adailton Florentino (PP), a presidente da OAB Mulher, Tatiane Ferreira; e a presidente da Comissão de Direito de Família da OAB Anápolis, Laura Landim.

Apoio

A Procuradoria tem função prática de assessorar e informar os direitos da mulher vítima de violência doméstica e familiar; assim como acompanhar mulheres que sofreram violências junto às repartições públicas no âmbito municipal, dando apoio técnico e jurídico; e firmar convênios não onerosos com instituições congêneres.

Em seu artigo 2º a lei prevê que a Procuradoria Especial da Mulher será constituída por uma vereadora, que ocupa a função de Procuradora da Mulher, designada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal. O mandato é de dois anos e acompanha o mandato e eleição da mesa diretora.

Assim que escolhida a procuradora da mulher, as demais vereadoras eleitas atuarão como procuradoras adjuntas, a fim de auxiliar nas demandas da procuradoria da mulher e que de igual modo, deterão mandatos vinculados à escolha da procuradora.

Ao abrir o ato de protocolo do projeto o presidente da Câmara, Leandro Ribeiro (PP), lembrou o momento histórico em que o parlamento conta com bancada feminina composta de cinco membros. “Nosso reconhecimento à iniciativa, quer tem total apoio da Mesa Diretora e de todos os vereadores”, lembrou.

A vereadora Cleide Hilário lembrou que existem vários tipos de violência contra a mulher: física, sexual, psicológica, moral, patrimonial, entre outras. Segundo ela a Procuradoria existe na Câmara Federal há dez anos, “decidimos trazer para nossa realidade e contamos com o apoio das demais vereadores e de todos os colegas de parlamento”.

A atuação em conjunto, lembra a vereadora Andreia Rezende, fortalece os projetos. Segundo ela, além de histórica, a bancada feminina se dispõe a passar para a prática das ações. “A Procuradoria coloca a Câmara, institucionalmente, na produção de políticas públicas para todas as mulheres que procurarem nosso apoio”, ressaltou.

Além de todos os tipos de violência contra a mulher elencados durante o evento, a vereadora Dra. Trícia Barreto acrescentou a violência obstétrica. Citou uma cartilha do Ministério da Saúde que orienta sobre o tema e lembrou que o disque denúncia atende pelo número 136.

Números

A vereadora Thaís Souza informou que, no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), existem 896 mil processos de violência contra a mulher aguardando julgamento. Segundo ela, nos últimos dois anos, a Viatura Maria da Penha efetuou 25 prisões de agressores, além de executar 529 averiguações.

A vereadora Seliane da SOS falou da honra em poder fazer algo para ajudar as mulheres que sofrem os diversos tipos de violência e que a Procuradoria vai apoiar aquelas que enfrentam dificuldades.

A secretária da Educação, Eerizânia Freitas, que representou no evento a primeira dama Vivian Naves, evidenciou a atuação dos equipamentos públicos de apoio à mulher vítima de violência. Segundo ela, a Procuradoria Especial da Mulher, criada pela Câmara de Anápolis, fortalece esta rede, e lembrou que em Anápolis funciona um abrigo para mulheres vítimas de violência.

O deputado estadual Coronel Adailton Florentino lembrou que foi relator, na Assembleia Legislativa, de projeto do Governo que criou o Batalhão da Polícia Militar ‘Maria da Penha’, que atua em todo o estado no combate à violência contra a mulher.

A presidente da OAB Mulher, Tatiane Ferreira disse que atua na entidade com intuito de trazer para o debate a responsabilidade social sobre violência doméstica, as formas de agir, de buscar ajuda. Segundo ela a OAB Anápolis realiza a campanha de orientação denominada ‘Paz em Casa’. (Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação)

Rótulos: capa

Mais Artigos

Câmara Municipal de Anápolis

Câmara terá sessão extra com vários projetos, com destaque, para o transporte público

de Claudius Brito
22 de dezembro de 2025
0

A Câmara Municipal deverá se reunir na manhã desta terça-feira (23/13), em caráter extraordinário, atendendo convocação feita pelo prefeito Márcio...

Memorial do Legislativo de Anápolis

Memorial do Legislativo traz resgate da história da “casa do povo”. Veja imagens!

de Claudius Brito
16 de dezembro de 2025
0

A Câmara Municipal de Anápolis dá o primeiro passo para ter, futuramente, um museu do Poder Legislativo, resgatando a história...

Andreia Rezende- Presidente da Câmara Municipal de Anápolis

Presidente da Câmara, Andreia Rezende, destaca desafios e avanços 2025

de Claudius Brito
10 de dezembro de 2025
0

Durante pronunciamento no plenário da Câmara Municipal, a presidente da casa, vereadora Andreia Rezende (Avante), fez um apanhado sobre os...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Codego

    Anápolis em marcha lenta, demais! – Por Moacir de Melo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Isenção maior e novas regras: veja como fica o Imposto de Renda em 2026

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Samsung desenvolve patch de suor que monitora glicose sem agulhas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Idosa morre em Anápolis após picada de aranha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tragédia na GO-164 mata cinco pessoas, entre elas três policiais militares

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui