Em seis meses, a gestão do prefeito Márcio Corrêa tem um suporte importante que é o protagonismo da primeira-dama, Carla Lima Corrêa, com trabalho e discrição. No primeiro sábado de junho, Anápolis celebra o Dia Municipal da Solidariedade. A Câmara Municipal lançou um calendário com as datas locais. 2026 terá eleições gerais. E já tem movimentação daqui e dali nos bastidores da política.
Protagonismo

A primeira-dama de Anápolis, Carla Lima Corrêa tem demonstrado desenvoltura no cumprimento de seu papel. Mesmo com o seu estilo discreto, ela está presente em boia parte das agendas do Poder Executivo, apoiando as iniciativas do prefeito Márcio Corrêa, não apenas na área social.
Na última quarta-feira (4/6), ela capitaneou a reinauguração do Restaurante Popular do Bairro Morumbi. Em outras atividades, sempre que é chamada a fazer uso da palavra, ela o faz de forma reservada e sempre puxando uma oração e uma palavra conciliadora e incentivadora.
Sendo assim, está no caminho certo e, quem sabe, futuramente, não virá a almejar novos desafios, também, na política. Outras primeiras-damas, como Onaide Santillo e Vivian Naves, por exemplo, conquistaram mandato na Assembleia Legislativa.
Dia Municipal

A Câmara de Vereadores está disponibilizando em seu site o Calendário de Dias Municipais em Anápolis.
É uma ferramenta interessante, porque lembra as datas que estão em vigência por conta de leis aprovadas na Casa. Agora em junho, por exemplo primeira segunda feira do mês é Dia do Pastor Evangélico; o primeiro sábado do mês, Dia da Solidariedade.
E aí vem: Dia 06: Dia Municipal do Teste do Pezinho e de Luta contra Queimaduras; Dia 13: Dia Municipal da Conscientização para Conservação do Bem Público. Dia 14: Dia Municipal do Capelão. Dia 16: Dia Municipal de Combate à Aids. Dia 20: Dia Municipal do profissional de Segurança Privada. Dia 21: Dia Municipal do Skate. Dia 26: Dia Municipal das Comunidades Terapêuticas Antônio Clécio Pereira. Dia 29: Dia Municipal do Católico Apostólico Romano.
Xadrez político

2026 ainda parece distante. Não para os bastidores da política, que já tem movimentações daqui e dali. Mas o que vai movimentar mesmo as peças no xadrez político é a definição do cenário para a eleição presidencial.
O que, ainda, vai passar pelas decisões a serem tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em relação às ações penais sobre suposta tentativa de golpe de Estado. Passa, também, sobre a questão da avaliação do desempenho do presidente Lula nas pesquisas que o avaliam e avaliam seu governo.
Passa, também, pelo novo cenário partidário com as fusões e federações. Enfim, é um jogo intrincado, no qual as peças devem ser mexidas com muito cuidado, para se evitar um xeque-mate antes da hora.
Ficha Limpa

A Lei nº 135/20210 completou 15 anos. Ela é mais conhecida como a Lei da Ficha Limpa e nasceu de iniciativa popular, chegando ao Congresso nacional com mais de 1,5 milhão de assinaturas de brasileiros e brasileiras que desejavam e lutavam por mais lisura na política, por mais compromisso ético dos políticos.
Apesar de ter sido aprovada em 2010, sua aplicação, na prática, deu-se apenas nas eleições municipais de 2012. A lei estabelece 14 causas de inelegibilidade, como: abuso de poder econômico ou político; contas rejeitadas por irregularidade que configure improbidade administrativa (má conduta em cargo público); condenação à suspensão dos direitos políticos por lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, entre outras.
Fato político

Foi julgada improcedente a ação que pedia a cassação do mandato do vereador Wederson Lopes (UB). A juíza Edna Maria da Hora, da 144ª Zona Eleitoral, entendeu, ao avaliar a representação encaminhada através da Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV) que na época não houve fraude à cota de gênero, conforme denúncia.
O caso chamou atenção durante a campanha eleitoral do ano passado, por conta da alegação de que a candidata Sumaya Miguel José teria sido registrada como candidata apenas para cumprir os requisitos da cota de gênero.
Ela, no entanto, enfrentou uma gravidez de risco no transcurso da campanha e, por conta disso, o seu trabalho de buscar votos teria sido prejudicado.
Não ficou comprovado, entretanto, que a baixa votação que ela teve estaria relacionada com alguma intenção em burlar a legislação. O vereador Wederson Lopes, dessa forma, respira mais aliviado.

- A presidente da Câmara Municipal, vereadora Andreia Rezende (Avante), conclama a população para a segunda edição do evento Anápolis Mais Mulher, que será realizado no próximo sábado (7/6), das 15h às 19 horas, no Feirão da Vila Norte.
- O evento é realizado em parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal e, na oportunidade, serviços diversos serão ofertados aos participantes, além de atividades culturais, distribuição de brindes e outras atividades.
- Os deputados e deputadas estaduais ganharam mais prazo para a apresentação das chamadas emendas impositivas. O acolhimento de emendas na LDO do estado poderá ocorrer entre os dias 17 e 27 desse mês de junho. Anápolis, claro, aguarda de bom grado as emendas.
- Aliados ao logo da gestão do ex-prefeito Roberto Naves (Republicanos), os vereadores Domingos Paula (PDT) e Jakson Charles (PSB) estão cada vez mais distantes. Os debates entre eles têm sido acirrados.
- Aliás, ficou no ar a fala de Jakson dando conta de que o colega Dominguinhos do Cedro o teria procurado sinalizando interesse de migrar para a base de Márcio Corrêa (PL). Será?
Leia também: Mais de 20 mil eleitores de Anápolis tiveram títulos cancelados, segundo o TSE