Relatório revela que 48% das organizações goianas adotaram IA em atividades cotidianas em 2025.
A sétima edição do relatório “Tendências”, desenvolvido pela consultoria Ecossistema Great People & GPTW, apontou que 48% das empresas de Goiás já utilizam inteligência artificial (IA) no dia a dia. Esses números posicionam Goiás entre os estados mais inovadores do Brasil, superando locais como Paraná (47%), Alagoas (45%) e Sergipe (45%) na adoção da tecnologia.
Os setores que mais utilizam IA em Goiás são contabilidade (80%) e estética e beleza (75%), seguidos por seguros (67%), jurídico (62%) e agências de mídia (62%).
De acordo com o vice-governador Daniel Vilela, o avanço goiano na área reflete o apoio do Governo do Estado às empresas e universidades locais. “Criamos condições para inovação, geração de empregos qualificados e consolidação de Goiás como referência nacional em tecnologia”, afirma.
Vilela destacou que parte das ferramentas de inteligência artificial utilizadas pelas empresas é desenvolvida em Goiás. “Nosso estado não apenas consome tecnologia, mas também produz soluções que beneficiam empresas e cidadãos diretamente.”

Avanços tecnológicos
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, afirma que Goiás avança como um polo de IA no Brasil. “Investir em inovação é investir em oportunidades para negócios, startups e a sociedade.” Goiás é pioneiro ao ter o primeiro Centro de Excelência em IA e a primeira graduação do país na área. Além disso, foi o estado pioneiro na aprovação de uma lei de fomento à tecnologia.
Programas estaduais impulsionam a expansão da inteligência artificial no estado. Entre eles estão o Epicentro da Inteligência Artificial e o Akcit Camp, realizados em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Com recursos estaduais de R$ 2 milhões, o Epicentro da IA irá selecionar dez startups de inteligência artificial, oferecendo financiamento, mentorias e acesso a laboratórios especializados. As inscrições estão abertas até 5 de outubro pelo link abre.go.gov.br/epicentroia.
Já o Akcit Camp é voltado para desenvolvedores, empreendedores e pesquisadores com mais de 18 anos e conhecimento intermediário em IA. O programa premiará os melhores projetos com até R$ 12 mil e conectará participantes a empresas que buscam profissionais capacitados na área. (Com informações da SECTI)
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.