As obras no contorno viário de Anápolis, na BR-153, terão início em 30 dias. A informação foi transmitida no início da semana ao deputado federal Rubens Otoni (PT) pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Goiás, Alfredo Soubihe Neto. O deputado é o principal articulador do total de R$ 103 milhões em recursos federais que serão investidos na execução do projeto.
As obras incluem a duplicação de 8,6 quilômetros de rodovia, entre o trevo de Brasília e o distrito de Interlândia e a construção de quatro trincheiras para a passagem de veículos, uma em Interlândia; uma próxima à entrada para o distrito de Miranápolis, na zona rural; uma ligando os bairros Parque dos Pirineus e o Jardim Progresso e outra ligando o Bairro de Lourdes e o Jardim Europa. Além disso, serão construídos cerca de 15 quilômetros de vias laterais.
“Para garantir a segurança dos moradores dos bairros que ficam às margens da rodovia, nos preocupamos também com a instalação de passarelas para pedestres. Serão duas, uma no trecho entre o Parque dos Pirineus e o Jardim Progresso e outra entre o Bairro de Lourdes e o Jardim Europa”, informou Rubens Otoni. O projeto inclui, ainda, a iluminação em toda a extensão do canteiro central e a instalação da sinalização horizontal e vertical.
O deputado lembrou que, com o início das obras da BR-153, mais um de seus compromissos de mandato está sendo cumprido. “Com o respaldo do Governo Federal fizemos o Anel Viário, com sete viadutos e 16,7 quilômetros de duplicação; estamos fazendo a Ferrovia Norte-Sul; vamos iniciar agora as obras na BR-153 e vamos fazer o viaduto do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) até 2010”, declarou.
Sobre a construção de viaduto no trevo do Distrito Agroindustrial de Anápolis, o deputado informou que o projeto de engenharia encontra-se em fase final de elaboração e que a previsão é de que a licitação tenha início já no próximo semestre. “Estamos cobrando do DNIT agilidade nesse processo, devido à importância dessa obra. Através do viaduto, garantiremos segurança às milhares de pessoas que passam pelo trevo em direção a Brasília, Goiânia, Norte e Sudeste de Goiás, além dos anapolinos que cruzam a BR-060 todos os dias para trabalhar”, ressaltou.
Coluna Marco Bakura
Confira os destaques da coluna assinada pelo jornalista Marco Bakura, veiculada na edição 903 no Jornal Contexto. ATUALIDADES • A...