Encontro entre os candidatos a prefeito acontece neste sábado, 7, e terá três horas de duração
Por Orisvaldo Pires
O único debate presencial dos nove candidatos a prefeito de Anápolis está agendado para este sábado, 7, das 8h às 11h, promovido pela Rádio Manchester 93,3 FM, com transmissão ao vivo pelo rádio e pelas redes sociais. A programação será realizada no Plenário Teotônio Vilela, da Câmara Municipal de Anápolis. Será permitida apenas a entrada do candidato e de dois assessores, funcionários da emissora e equipe de transmissão. Serão observados os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19.
Além do jornal Contexto o debate conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Anápolis; da Câmara Municipal de Anápolis; do portal Anápolis 360 Graus; do programa Poder Político (canal Youtube); e da eLive Produções, responsável pela transmissão ao vivo da programação pelo Youtube (canal Poder Político), e pelo Facebook e Instagram (página Rádio Manchester).
O debate eleitoral, especialmente no rádio, é uma tradição nas campanhas realizadas em Anápolis. Desde a redemocratização, ao longo dos anos, os debates ocupam lugar privilegiado no poder de decisão e de influência junto ao eleitor. Este modelo de confronto de idéias foi decisivo em várias oportunidades. A participação com resultado positivo em um debate no rádio pode significar o sucesso ou o fracasso de uma candidatura.
A realização do debate é um projeto estabelecido pelos diretores-proprietários da Rádio Manchester FM, Adhemar Santillo e Onaide Santillo. Na condição de comunicadores e pessoas públicas com relevantes serviços prestados à sociedade anapolina, entendem a importância do debate para clarear ao eleitor sobre a capacidade, conhecimento e competência do postulante, assim como levar à população, de forma clara, isonômica e transparente, as propostas daqueles que se habilitam a ser representantes do povo.
Mediação
O debate será mediado por Lucivan Machado, coordenador de Jornalismo, com a participação de toda a equipe de jornalismo da emissora. Os representantes dos candidatos, numa reunião realizada na manhã de quarta-feira, 4, reafirmaram as regras do debate. As normas estabelecem que serão realizados quatro blocos, sendo o primeiro para saudação inicial. No segundo e terceiro os candidatos farão perguntas entre si. No quarto e último bloco fazem as colocações finais.
O cumprimento do regulamento do debate será de responsabilidade do advogado Jorge Henrique Elias, presidente da OAB – Subseção Anápolis, e de outros dois advogados pertencentes à entidade. O objetivo da equipe organizadora da programação é que o debate seja propositivo, que os candidatos expliquem suas propostas para a cidade e os compromissos estabelecidos em seus planos de governo. A Rádio Manchester em sua essência tornou-se importante instrumento de defesa do processo de redemocratização do Brasil e, neste debate, implementa perfil de jornalismo que busca dar continuidade ao cumprimento deste mister.