A Rainha Elizabeth II teve sua morte confirmada nesta quinta, dia 8, aos 96 anos de idade. O anúncio foi feito pelos canais oficiais da família real britânica. Com o falecimento, seu filho mais velho, Charles, assume o trono do Reino Unido e de outros 14 países que tem o monarca britânico como chefe de Estado.
“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica no Twitter.
Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral. À tarde, veio a notícia do falecimento. O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história.
Reencontro com a cidadania e o civismo marcam o 7 de setembro em Anápolis
A saúde da monarca foi motivo de crescente preocupação desde outubro do ano passado, quando foi revelado que ela passou uma noite hospitalizada para ser submetida a “exames” médicos que nunca foram detalhados. Desde então, ela reduziu consideravelmente sua agenda, com aparições em público cada vez mais raras e sendo observada caminhando com dificuldade, com o auxílio de uma bengala.