Na Câmara Municipal de Anápolis, as “trocas de gentilezas” entre vereadores têm sido uma constante, além dos recursos de mídia para apimentar ainda mais os debates. Também no Legislativo, tem ocorrido intensos debates aos cartões de despesas para secretarias. E, nas redes sociais, Bolsonaro aparece em vídeo convocando as pessoas para o movimento em prol da anistia aos manifestantes de 8/1.
Reality Câmara

A vereadora e presidente da Câmara Municipal, Andreia Rezende (Avante), juntamente com os seus pares na Casa de Leis de Anápolis, vai precisar achar um ponto de equilíbrio para o uso de mídias durante os discursos nos espaços do Pequeno e Grande Expediente.
A modernidade traz, sim, benefícios, mas se houver uso comedido. Se não, a tribuna acabará se transformando em uma espécie de reality show ou uma “lavanderia” para se “lavar roupa suja”. Isso traz desgaste à imagem da casa e, por conseguinte, desgaste para os próprios vereadores.
A presidente já disse e está correta, que a fala é garantida nos termos regimentais. As manifestações de redes sociais podem muito bem ficar nos perfis, páginas e blogs dos parlamentares.
Claro que há casos em que o uso das ferramentas de mídia poderão ser e devem utilizadas em alguns casos, desde que com critério, parcimônia e bom senso.
União

O vereador Rimet Jules (PT) comandou uma audiência pública com representações sindicais, buscando um alinhamento das entidades, naquilo que for de comum entre elas. O que, para ele, seria importante para fortalecer a luta das categorias dos servidores públicos.
Entre as entidades presentes: SindiAnápolis, Sinpma, SindSaúde, Sinteaa, Afapema e Sintego. O encontro teve diversas pautas, entre elas, a questão da reposição salarial dos servidores da Administração, do Instituto de Seguridade dos Servidores Municipais de Anápolis, o ISSA, reajuste para servidores do Legislativo e melhorias de condições de trabalho, dentre outras.
É interessante que as entidades se fortaleçam e façam um bom e produtivo debate. Todos ganham!
Partido forte

O vereador Policial Federal Suender, líder do PL na Câmara Municipal de Anápolis, rebateu especulações de que o prefeito Márcio Corrêa poderia deixar o partido. Segundo ele, não houve nenhuma sinalização neste sentido.
Na sua avaliação, o Partido Liberal está forte e tem nomes à disposição para disputar cargos de Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado estadual em Goiás.
Em Anápolis, ele afiançou que o PL foi o partido que mais teve votos nas últimas eleições e também está forte e alinhado com sua liderança maior, o ex-presidente Jair Bolsonaro. “Não tem ninguém abandonando o barco”, frisou o liberal.
Anistia

O ex-presidente Jair Bolsonaro apareceu nas redes sociais, num tom dramático, convocando a população a participar da manifestação que ocorrerá na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro-RJ, do domingo (16), às 10 horas.
O pano de fundo dessa convocação é pressionar o Congresso Nacional a aprovar uma anistia aos condenados de 8/1. Na publicação, são apresentadas várias mulheres que foram condenadas “pela ditadura judicial brasileira, acusadas de um crime impossível: um golpe sem armas, sem tanques, sem líder”, disse ele.
É mais lenha na fogueira.
Cartões da discórdia

Tornou-se uma espécie de campo de batalha entre vereadores de oposição e situação, a criação do cartão de adiantamento, que não querem que seja chamado de cartão corporativo.
Seja lá que rótulo tiver, é um cartão.
E, diga-se de passagem, é até mais fácil de identificar e fiscalizar as despesas por meio dele. É preciso tão somente ficar bem claro o valor que pode ser gasto e aqueles que serão os responsáveis pelo uso dos cartões. É preciso mesmo desburocratizar gastos de pequena monta que são necessários nas repartições públicas.
Ademais, pode a Prefeitura manter no Portal da Transparência um local onde os gatos dos cartões possam ser acompanhados.

- O podcast “No Chão da Escola” teve estreia na última quarta-feira (12). Criado pelo vereador e professor Marcos (PT), em parceria com a TV Câmara, o programa tem como objetivo dar voz a educadores, compartilhando suas experiências, desafios e conquistas.
- Na última semana, por várias vezes, o clima esquentou na Câmara Municipal. Um dos embates envolveu os vereadores cabo Fred Caixeta (PRTB) e Jakson Charles (PSB). Também houve troca de gentilezas entre Domingos Paula (PDT) e Jean Carlos (PL) e críticas disparadas a colegas pelo vereador José Fernandes (MDB), A coisa está complicada!
- A esposa de Márcio Corrêa– Dra. Carla Lima Corrêa- publicou nas suas redes sociais uma advertência sobre a restrição de visitas a ele, tendo em vista que o prefeito tem de recuperar a saúde. É preciso que, de fato, todos possam colaborar, para que ele- Márcio- esteja cem por cento o mais breve possível.
- O que o prefeito tem de fazer agora nos próximos dias é exercer aquilo que ele faz na iniciativa privada: delegar serviço à sua equipe. Tem muita coisa para fazer, mas a saúde vem em primeiro lugar.
Leia também: Pandemia completa 5 anos: história de medo, luto e exemplos em Anápolis