Mulher de 66 anos foi operada para solucionar problema que afetava sensibilidade e movimentos da mão
A prefeitura realizou no novo Hospital Municipal Alfredo Abrahão sua primeira cirurgia ortopédica. O procedimento foi feito pelo médico Eduardo Arbildi e o especialista em ortopedia Arthur Lanna Appelt. A paciente, uma senhora de 66 anos, sofria da Síndrome do Túnel do Carpo e já tinha dificuldade para sentir e mobilizar a mão.
A cirurgia é feita para liberar o nervo que está sendo pressionado na região do punho, aliviando sintomas como formigamento ou sensação de picada na palma e nos dedos. Ela é indicada quando o tratamento com medicamentos, imobilizadores (órteses) e fisioterapia, não promovem a melhora dos sintomas ou quando é verificada grande compressão no nervo.
Feita pelo ortopedista é simples, podendo ser feita sob anestesia local ou geral e promove uma cura completa e permanente, sendo importante que a pessoa fique o punho imobilizado e permaneça com a mão levantada por cerca de 48 horas para que a recuperação aconteça de forma mais fácil.
É feita uma pequena abertura entre a palma da mão e o punho para realizar um corte na aponeurose palmar média, que é uma membrana que recobre os tecidos moles e os tendões presentes na mão, que comprime o nervo, aliviando a pressão sobre ele.
Foi realizada também uma reparação de tendão de Aquiles que é considerada lesão traumática de em tornozelo. Deste modo hoje o hospital, que já realizou mais de 250 cirurgias em pouco mais de um mês de funcionamento, já consegue operar também casos de ortopedia e traumatologia, disponibilizando tratamento completo nessa especialidade para a população.
Parabéns a equipe médica…espero que haja atendimento para todas as pessoas, necessitadas….