O terceiro lote de restituição do IRPF 2023, beneficia mais de 5,6 milhões de contribuintes
A Receita Federal disponibilizará, a partir das 10h de segunda-feira (24), as consultas ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023, referente ao ano-base 2022. Nesse lote, serão contemplados mais de 5,6 milhões de contribuintes, e o valor total das restituições chegará a expressivos 7,5 bilhões de reais.
Prioridade
Do montante total das restituições, 5 bilhões de reais serão destinados aos contribuintes que possuem prioridade no recebimento. Essa prioridade abrange categorias como idosos, professores e pessoas com deficiência. Também foram beneficiados os contribuintes que optaram pela Declaração Pré-preenchida ou escolheram receber a restituição via PIX.
Inclusão de contribuintes
O terceiro lote de restituição abrange não apenas os contribuintes prioritários, mas também aqueles que entregaram a declaração até o dia 23 de março deste ano. Além disso, nesse lote, estão contempladas as restituições residuais de exercícios anteriores.
Consultas e retificação
Os contribuintes poderão verificar se seu nome está incluído no lote de restituição acessando a página da Receita Federal na internet, por meio do endereço www.gov.br/receitafederal. Além disso, a Receita disponibiliza um aplicativo para consulta direta sobre a liberação das restituições e a situação cadastral.
Caso seja identificada alguma pendência na declaração, o contribuinte tem a possibilidade de retificá-la para corrigir as informações e garantir o recebimento correto da restituição.
Créditos e prazo para resgate
Caso, por algum motivo, o crédito da restituição não seja realizado, como uma conta bancária desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate pelo período de até um ano no Banco do Brasil. Após esse prazo, o contribuinte deverá realizar uma requisição pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal.
Com o pagamento desse terceiro lote, a Receita Federal reforça seu compromisso em agilizar a restituição aos contribuintes que têm direito a essa devolução de valores pagos a mais durante o ano-base 2022. É importante que os beneficiados fiquem atentos aos prazos e procedimentos para garantir o recebimento das restituições de forma correta e ágil. (Vander Lúcio Barbosa, com informações da Receita Federal)