Foi realizada na tarde desta segunda-feira (2/2), a solenidade de reabertura dos trabalhos do Congresso Nacional.
A solenidade teve início com a parte protocolar fora das cúpulas do Congresso, com salvas de tiro de canhão, revista à tropa e a tradicional subida na rampa.
Essa retomada acontece no quarto e último ano da 57ª legislatura. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do Senado- que é também presidente do Congresso- senador Davi Alcolumbre (UB-AP). Ao lado dele, o presidente da Câmara, deputado Hugo Mota (Republicanos-PB).
Além deles, compuseram a mesa o presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin; o ministro da Casa Civil, Rio Costa (representando o presidente Lula) e o secretário da Mesa, deputado Carlos Veras.
Durante a sessão, foi lida a mensagem do governo, com as prioridades do Poder Executivo junto ao Congresso Nacional, em 2026.
Além de citar avanços em várias áreas, a mensagem elencou entre as prioridades a proposta de redução da jornada de trabalho 6×1 sem redução de salário e, também, a regulação de trabalhos por aplicativo.
Além disso, foi pedido agilidade do Congresso na validação do Acordo do Mercosul em vias de consolidação com a União Europeia.
O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre ressaltou que essa reabertura dos trabalhos se reveste de um ato histórico, pois acontece em meio à celebração dos 200 anos do parlamento do Brasil.
Veja aqui a transmissão do evento
Leia também: Volta do recesso! Plano Diretor é principal foco da Câmara Municipal para 2026










