Em 2024, serão 92 anos da conquista do direito ao voto feminino no Brasil
Sete em cada dez municípios brasileiros com maioria feminina nas câmaras municipais têm menos de 15 mil habitantes, revela levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Das 5.568 cidades que participaram das eleições municipais de 2020, apenas 45 tinham maioria de mulheres eleitas, correspondendo a menos de 1% do total. A maioria dessas cidades é pequena, com população mediana de 7.445 pessoas, segundo o Censo Demográfico 2022 do IBGE.
Araras (SP) é a única exceção entre essas 45 cidades, possuindo mais de 100 mil habitantes, com seis das onze cadeiras da câmara ocupadas por mulheres. Em contraste, 1.384 municípios possuem entre 20% e 30% de representação feminina, com uma mediana populacional de 9.513 habitantes.
Desafios e Disparidades
Hannah Maruci, doutora em Ciência Política pela USP, destaca que campanhas femininas enfrentam barreiras financeiras menores em municípios pequenos, favorecendo maior representatividade. Em cidades maiores, a desigualdade de recursos torna-se uma barreira significativa, agravada pelo descumprimento das cotas de gênero de financiamento de campanha pelos partidos.
Teresa Sacchet, doutora em Ciência Política pela Universidade de Essex e pós-doutora pela USP, argumenta que a diversidade de gênero enriquece a elaboração de políticas públicas. Ela ressalta que espaços legislativos dominados por homens de determinada classe social e raça tendem a refletir os interesses desse grupo específico, tornando essencial a inclusão de mulheres para representar diferentes perspectivas da sociedade.
Exercício de Cidadania
Em 2024, serão 92 anos da conquista do direito ao voto feminino no Brasil. As mulheres correspondem a 53% do eleitorado nacional e são as que mais comparecem às urnas, com 80% de participação nas Eleições Gerais de 2022, contra 78% dos homens. Elas também são maioria entre os mesários, representando 68% do total, e predominam nos contingentes de eleitoras e eleitores jovens (16-17 anos) e idosos (mais de 70 anos). (Com informações de agências)