Após uma campanha movimentada, as eleições da OAB acontecem nesta sexta-feira, 19. A votação foi aberta às 9 horas e será encerrada às 17 horas. A apuração será transmitida pelo canal do YouTube da OAB Goiás, para quem quiser conferir o resultado final da votação, o que está previsto para ocorrer ainda hoje (19).
As eleições de hoje vão escolher os representantes na advogacia nas diretorias da Seccional Goiana, da Caixa de Assistência dos Advogados (Casag) e das suas subseções, além dos membros do Conselho Seccional e Conselho Federal.
Quatro candidatos concorrem à presidência da OAB Goiás: Pedro Paulo Medeiros, Rodolfo Otávio Pereira da Mota Oliveira, Rafael Lara Martins e Valentina Jungmann Cintra.
Concorrem à presidência da OAB subseção Anápolis, os advogados: Jeovah Viana Borges Júnior, Regis Davidson Gonçalves de Menezes e amuel Santos e Silva.
Serão 115 locais de votação em todo o Estado (incluindo Goiânia, que vai concentrar a votação no Centro de Convenções).
Ao todo, 244 fiscais de chapa (4 por seção) acompanham o pleito. As subseções contarão com 1 fiscal por chapa. Serão 122 mesários na capital (2 por seção). Nas subseções, serão, no mínimo, 2.
As chapas são formadas por 46 conselheiros seccionais titulares, incluídos a diretoria (presidente, vice-presidente, secretário-geral, secretário-geral adjunto e diretor-tesoureiro); 46 conselheiros suplentes; três conselheiros federais titulares e outros três suplentes; cinco diretores titulares da Caixa de Assistência dos Advogados (presidente, vice-presidente, secretário-geral, secretário-geral adjunto e diretor-tesoureiro); e cinco diretores adjuntos da Caixa de Assistência dos Advogados.
Nas subseções, as chapas são formadas por presidente, vice-presidente, secretário-geral, secretário-geral adjunto e diretor-tesoureiro.
Procedimento
Para votar, é preciso apresentar o Cartão ou a Carteira de Identidade Profissional ou um dos seguintes documentos: Registro Geral de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Passaporte. A carteira digital de identificação profissional será aceita.
O voto é secreto, universal e pessoal, exercitável pelos advogados regularmente inscritos e em dia com suas obrigações pecuniárias junto à Tesouraria da Seccional, não se admitindo voto por procuração, sendo vedado o voto em trânsito. (Com informações do site da OAB/GO- https://www.oabgo.org.br/oab/home/)