VERSÃO FLIP
terça-feira, 17 de junho, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 17 de junho, 2025
Contexto

Retrospectiva 2024: Ano com perdas, Bíblia em Libras e comemoração dos 117 anos

de Claudius Brito
27 de dezembro de 2024
em Anápolis
Reading Time: 8 mins read
0 0
A A
0
Retrospectiva CIdade- Contexto

Ao longo de 2024, foram registradas perdas importantes na cidade, como os pastores Leordino Lopes e Hugo Queiroz, além da ex-primeira-dama e deputada Lídia Quinan. A UniEVANGÉLICA marcou história ao lançar o Novo testamento em Libras. E a cidade comemorou 117 anos de emancipação.

  • – O Anápolis Futebol Clube iniciou 2024 com uma agenda inédita em quatro competições: o Campeonato Goiano, a Copa Verde, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro (Série D).
  • – Primeira a se vacinar em Anápolis, Dona Maria Conceição da Silva, então com 76 santos, veio a falecer no começo de 2024. Ela simbolizou a luta contra a Covid-19.
  • – A frota de veículos emplacados no município fechou em 2023 com mais de 320 mil veículos, numa proporção de 0,8 veículo por habitante. Mais de 84 mil veículos de duas rodas.
  • – Dados do Inep, divulgados no início de 2024, revelaram que Anápolis teve uma educação mais inclusiva no ano de 2023. Em 2022, havia no município 1.129 alunos de escolas e classes especiais matriculados no município. No ano seguinte, esse número saltou para 1.400. Assim, portanto, um crescimento de +24%.
  • – Uma história de superação: o ex-prefeito de Pirenópolis, João do Léo, absolvido em processo de improbidade administrativa retomou o trabalho literalmente quebrando pedras. Sem patrimônio, ele estava morando em um barracão no fundo da casa da ex-esposa.
  • – O advogado anapolino Arinilson Gonçalves Mariano foi designado pelo Conselho Federal da OAB como secretário da Comissão Especial de Direito dos Jogos Esportivos, Lotéricos e Entretenimento. Justamente, em um ano muito se debateu sobre a modalidade Bet e projeto de liberação de cassinos no Brasil.
  • – A Prefeitura de Anápolis realizou grande mobilização para o enfrentamento à dengue, inclusive, com a criação de um Gabinete de Crise. A vacina foi colocada à disposição para crianças, porém, com baixa adesão do público-alvo.
  • – Novos dados do Censo 2022 do IBGE trouxeram uma curiosidade em relação a Anápolis. Conforme o levantamento, cidade tem cerca de 10% da população morando em apartamentos.
  • – Em um evento histórico, no final de fevereiro, a UniEVANGÉLICA realizou o lançamento para o Brasil na versão em Libras (Língua Brasileira de Sinais), o Novo Testamento da Bíblia Sagrada. Um desafio, muitos envolvidos e vários anos de pesquisas.
  • – Dados do censo Escolar revelaram 86.304 estudantes matriculados no ensino básico em Anápolis, sendo 38,72% na rede municipal, 31,65% na rede estadual e 29,27% na rede privada.
  • – Uma via municipal passando por cima de uma rodovia federal. Em março, a gestão Roberto naves, dentro do Anápolis Investe, iniciou a obra do novo viaduto do Recanto do Sol, ligando a região, através de pista dupla no Residencial das Rosas até a Avenida Brasil Norte. Obra, ainda, em andamento.
  • – Ponte na região do Parque da Matinha que havia “rodado” em enchente, foi concluída e entregue à população.
  • – No dia 12 de março, Anápolis se despediu do pastor Leordino Lopes, presidente do Conselho de Pastores e pessoa atuante em várias causas do município.
  • No dia 16 de marcou, completou quatro anos desde que foi notificado o primeiro caso de Covid-19 em Anápolis.
  • O Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados, divulgou o Ranking do Saneamento 2024, com foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil. De Goiás, aparecem listados no ranking: Aparecida (18º), Goiânia (19º) e Anápolis (52º).
  • – Dados apontam que nos últimos quatro anos, cobertura de rede de esgoto em Anápolis subiu de 67% para 84%, com 70 mil novos moradores atendidos.
  • – Faleceu na madrugada de 01/04, o pastor evangélico Victor Hugo Queiroz. Ele ficou há vários dias hospitalizado, após passar mal durante um culto. Fiéis da Igreja Vida Nova fizeram vigília de vários dias na porta do hospital. Ele tinha 63 anos e já tinha sido vice-prefeito da cidade.
  • – O advogado Augusto Ventura foi reeleito presidente da Associação Educativa Evangélica (AEE), para o triênio 2024-2027.
  • – Dados do Censo de 2022 apontaram Anápolis no terceiro lugar em Goiás como a cidade com maior número de matrimônios. No ranking nacional, ocupou o 43º lugar. Só em 2022, foram 2.720 casamentos.
  • – Prédio da Cultura, na Praça Bom Jesus, passa também a abrigar uma sala pública de cinema. No local já funciona a Galeria de Artes Antônio Sibasolly. Sala de cinema conta com 44 lugares.
  • – A cidade se entristeceu com a notícia do falecimento do radialista André Luiz Santillo, 57 anos. Filho do casal Santillo (ex-deputada estadual e ex-prefeito de Anápolis), André faleceu no dia 7 de abril.
  • – A Prefeitura regulamentou a legislação do Governo Digital. Passo importante para instrumentalizar, do ponto de vista normativo, o funcionamento dos serviços públicos ofertados por meio de tecnologias de dados e internet.
  • – O bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos foi celebrado em Anápolis através de uma exposição no hall do CEITEC. E teve a presença de membro da família imperial, Dom Bertand de Orleans e Bragança. A passagem das atrizes de Hollywood por Anápolis, foi registrada nesta mostra.
  • – Anápolis ganhou um novo patrimônio esportivo, o Centro de Iniciação ao Esportiva Carlos Alberto Pasti, com um investimento robusto de R$ 6 milhões do Governo Federal. A Prefeitura teve de realizar uma intervenção grande no local, na parte de drenagem.
  • – O número de óbitos por Covid-19, em Anápolis, superou 2 mil. Mais precisamente, o número atualizado pelo Painel do Ministério da Saúde é de 2.056 vidas que, infelizmente, foram perdidas desde o início da pandemia, em 2020.
  • – De volta ao tempo do Drive-in. Essa foi a proposta do Território Cultural que, em parceria com a Fundação Frei João Batista Vogel e a Paróquina Sant´Ana, realizou uma sessão de cinema dentro do carro na Praça Sant´Ana, arrecadando itens de frio para doações.
  • – Caminhada “Eu sou do bem, eu sou de Deus” registrou, mais uma vez, grande movimentação em Anápolis. “Ajude o próximo!” foi o tema de 2024.
  • – Anápolis celebrou sua diversidade cultural com a exposição “95 Anos da Imigração Japonesa em Anápolis: Rumo ao Centenário (1929-2029)”. Evento organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Professor Jan Magalinski (IJM) em parceria com a Associação Nipo-Brasileira em Anápolis (ANBA) e apoiado pela Prefeitura.
  • – Luto na música! Anápolis perde José Américo, o sanfoneiro. Ele faleceu aos 76 anos de idade no dia 21 de junho. Era pai do vereador José Fernandes. Luto também com a morte da ex-deputada federal e ex-primeira-dama de Goiás, Lídia Quinan, esposa do ex-governador e senador Onofre Quinan, empresário fundador da antiga Onogás. Ela tinha 86 anos de idade.
  • – Anápolis comemorou os 117 anos de emancipação com a entrega da Comenda 31 de Julho, desfile cívico-militar, minimaratona 31 de Julho e o tradicional Arraiana, considerada uma das maiores festas solidárias do Centro-Oeste.
  • – O cantor Grelo, também conhecido como De Ângelo, lançou em julho a faixa “Só Fé”, que rapidamente se tornou viral nas redes. Responsável por composições sertanejas de sucesso, ele foi encorajado pela dupla Henrique e Juliano a apostar na carreira de cantor.

Leia também: Saiba como receber o prêmio, se você for o ganhador da Mega-Sena da virada

Algumas perdas de 2024

Pastor Leordino Lopes
Pastor Victor Hugo Queiroz
Lídia Quinan
José Américo
André Santillo
Rótulos: capa

Mais Artigos

Hipper-Pizza, no coração do Bairro Jundiaí: ponto de encontro de sabores, famílias e boas histórias em Anápolis. Imagem: Contexto

Uma trajetória de sabor, família e superação em Anápolis

de Vander Lúcio Barbosa
15 de junho de 2025
0

Da infância nas ruas de Anápolis ao comando da Hipper-Pizza, Gilberto Dourado construiu uma história de luta, sonhos e união...

O Hospital Municipal Georges Hajjar foi inaugurado na gestão anterior, mas segue sem funcionamento, segundo a atual administração, por não atender plenamente às condições necessárias de operação. Imagem: Paulo de Tarso

Projeto proíbe inauguração de obras públicas incompletas ou inacabadas

de Claudius Brito
13 de junho de 2025
0

Proposta que tramita na Câmara Municipal de Anápolis visa garantir que obras sejam entregues quando prontas e, sobretudo, funcionais Com...

Câmara Municipal- Plenário

LDO 2026 prevê cerca de R$ 9,4 milhões de emendas impositivas para os vereadores

de Claudius Brito
13 de junho de 2025
0

Mais três sessões ordinárias (na segunda, terça e quarta-feira) na semana que vem e a Câmara Municipal entra, regimentalmente, no...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Paulo Augusto Sousa. Imagem: Reprodução

    Médico e empresário Paulo Augusto Sousa morre aos 74 anos 

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Uma trajetória de sabor, família e superação em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Vergonha alheia como espetáculo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Na Câmara, presidente repreende falas de vereadores com agressões verbais

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Advogado é preso por importunação sexual em banheiro de igreja em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui