Governador Eduardo Leite (PSDB), no entanto, não é o primeiro homossexual a assumir o posto.
Por todo o Brasil as cerimônias de posse do último domingo (1º) apresentaram surpresas e quebras de protocolos. Além da presidencial, outra chamou a atenção dos internautas: a que empossou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Embora seja a segunda vez que Leite ocupe o cargo mais alto do Executivo gaúcho, o político só revelou ao povo sua orientação sexual em julho de 2021, ao assumir o seu relacionamento com o namorado Thalis Bolzan, médico pediatra. Natural do Espírito Santo, ele mora em São Paulo, onde se dedica à endocrinologia pediátrica pela Faculdade de Medicina da USP.
Por conta disso, muita gente começou a se perguntar como se referir ao namorado do governador do estado sulista, Eduardo Leite. No twitter, a Coluna se adiantou a responder: #VEJAGente pergunta “Quem é o estreante no cargo de ‘primeiro-cavalheiro” da política no país?”.
Bolzan já pode ser chamado de primeiro-cavalheiro – Ao longo da campanha eleitoral do ano passado, Leite sofreu ataques de seu adversário, Onyx Lorenzoni (PL), que disse que só com ele o Rio Grande do Sul teria “um governador e uma primeira dama de verdade”.
Contudo, Bolzan é o único primeiro-cavalheiro atualmente, apesar de dois estados serem chefiados por mulheres: Pernambuco, com Raquel Lyra (PSDB) e Rio Grande do Norte, com Fátima Bezerra (PT). A primeira é viúva. A segunda é solteira e se declara lésbica.
