Forte chuva faz Rio Vermelho transbordar, ruas alagam e população permanece em alerta nesta terça
Na manhã desta terça-feira (6), a Cidade de Goiás registrou transbordamento do Rio Vermelho após forte chuva. A água chegou a invadir a rua da Prefeitura, provocando alagamentos em áreas centrais. Vídeos gravados pelo professor Glauco Gonçalves, da UFG, por volta das 13h, mostram o nível da água alcançando a Ponte da Lapa, margeando a casa da poetisa Cora Coralina. A correnteza também chamou atenção pela força.
Acúmulo de precipitações
Segundo o professor Glauco, “a chuva não foi repentina, mas o acúmulo de precipitações desde a noite anterior elevou o risco de alagamentos.” Ele reforça que a população sempre fica em alerta, principalmente quando áreas próximas à Santa Casa, situada à margem do Rio Vermelho, correm risco de inundação. Por volta das 16h, a situação começou a se estabilizar, e a ponte de acesso à Santa Casa foi liberada.
Registro histórico
O Centro de Informações Hidrológicas e Meteorológicas da Semad (Cimehgo), por meio da Rede de Alerta de Chuvas Intensas, confirmou precipitação de 115,6 mm em um trecho do rio nesta terça-feira, índice considerado elevado. O professor também relembrou que o risco de enchentes no centro histórico da Cidade de Goiás gera temor antigo, citando a última grande enchente ocorrida entre 2000 e 2001, período do tombamento da cidade pela Unesco, quando a Cruz do Anhanguera foi derrubada, se tornando símbolo daquele episódio.
Atenção
Apesar do nível crítico atingido pelo Rio Vermelho, não foram registrados danos graves à população até o momento. As autoridades locais permanecem monitorando a situação, reforçando alertas e orientando moradores a evitarem áreas de risco, enquanto os serviços de emergência seguem em prontidão..
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.



