A filiação da secretária de Integração, Eerizânia de Freitas, no Republicanos, fortalece a base política de Roberto Naves e coloca nome que pode ser opção na eleição majoritária. O presidente da Câmara falou sobre encontro com Gleisi Hoffmann. O petista Antônio Gomide requereu homenagem para Anápolis na Alego.
Tabuleiro político

O prefeito Roberto Naves (PP) coloca mais uma peça para movimentar no tabuleiro político de 2024. Em reunião com lideranças do Republicanos, bateu-se o martelo sobre a filiação da secretária de Integração, Eerizânia Freitas.
O partido, que já conta com dois vereadores- Cleide Hilário e Reamilton Espíndola- agora mais do que nunca está integrado à base aliada de Roberto Naves, que tem em Eerizânia um nome que pode, segundo ele, ser colocados à disposição como cabeça de chapa na majoritária ou como vice.
Ela só não será candidata a vereadora, conforme ficou definido.
E mais um detalhe: Eerizânia já chega para presidir a legenda no Município.
Essa mexida no tabuleiro, certamente, ainda vai dar muito o que falar.
Quartos separados

O presidente da Câmara Municipal, que é a principal liderança do PV, em Anápolis, participou de um encontro em Goiânia com a presidente da Federação Brasil da Esperança (PT-PC do B- PV), Gleisi Hoffmann.
Na oportunidade, ele afirmou ter defendido maior apoio ao deputado Rubens Otoni (PT), no encaminhamento de demandas de interesse de Goiás e, em especial de Anápolis, e sobre uma participação dos demais partidos no governo Lula.
Leia também: Julgamento do ex-presidente Bolsonaro pode ser acompanhado ao vivo
Na sua visão, a federação é um casamento mas, no caso, os partidos estão “dormindo em quartos separados”.
Ele, inclusive, lembrou que o PV deve assumir o comando da federação em 2024 (ano das eleições) e que em Anápolis o partido tem dois vereadores (ele e o colega Edmilson Serve Bem) e o comando do Legislativo.
Mais que sub

O vereador licenciado Leandro Ribeiro está trabalhando a todo vapor como subsecretário de Fomento e Prospecção da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio.
Mas, não é só isso, Leandro está à frente dos conselhos dos programas de incentivos fiscais Fomentar e Produzir, bem como do Conselho do Fundo Constitucional Centro-Oeste (FCO), o qual tem como agente financeiro o Banco do Brasil e atua como braço de fomento ao setor produtivo, para empresas e produtores rurais.
Para Anápolis, que tem um polo industrial consolidado, essa posição ocupada por Leandro Ribeiro vem a calhar e em bom momento.
Anápolis: homenagem

O deputado estadual Antônio Gomide (PT), que é membro da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, requereu a realização de uma sessão solene na casa, para homenagear o Município de Anápolis, pela passagem dos 116 anos de emancipação (31 de junho).
Gomide, que foi vereador na cidade por três mandatos e prefeito por dois mandatos, destaca que trata-se de uma homenagem importante, dado ao papel importante que Anápolis tem, sobretudo, no cenário econômico de Goiás e do Brasil.
A homenagem está prevista para o dia 3 de agosto e deve ocorrer na Câmara Municipal.
Títulos nas sessões
Na última sessão ordinária do mês e já entrando no recesso parlamentar, a Câmara Municipal aprovou uma medida que visa dar maior celeridade nos trabalhos de plenário da Casa, além de valorizar os eventos em que os parlamentares fazem a entrega de honrarias- títulos, moções, entre outras.
É que muitas dessas homenagens estavam sendo feitas durante a sessão, competindo com o andamento dos trabalhos. A partir do segundo semestre, as entregas de homenagens deverão ocorrer fora da sessão plenária.
O que também contribui para valorizar as inciativas de reconhecimento que a casa e os vereadores fazem.
Parceria histórica

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) firmou uma parceria histórica com a Escola de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Goiás (UFG).
O objetivo é subsidiar o trabalho que será desenvolvido em torno da revisão tarifária deste ano, prevista para ocorrer no mês de outubro próximo.
A revisão tarifária periódica é diferente da revisão anual. Ela ocorre a cada quatro ou cinco anos, conforme previsão legal e normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O presidente do CONCEG, empresário João Victor Araújo e demais conselheiros já tiveram uma reunião para dar diretriz ao trabalho.
Bolsonaro X TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou na quinta-feira (22) o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 0600814-85, que pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto, candidatos à Presidência da República nas Eleições 2022.
A Corte destinou três sessões para a análise do processo. Ou seja, além da sessão de quinta, o Tribunal poderá prosseguir com o julgamento nas sessões da próxima terça e quinta-feira (dias 27 e 29).
As sessões do dia 22 e 29 começarão às 9h, portanto uma hora antes do habitual.

- Uma pausa. O recesso parlamentar chegou, no inverno, para esfriar os ânimos na Câmara Municipal, que teve dias de calorosos debates.
- Que coisa! Chamaram os agentes comunitários de saúde e endemias de Anápolis para a Câmara Municipal, sem que houvesse na pauta projeto direcionado aos interesses da categoria.
- É que as pautas envolvendo esses servidores estão já em tratativas junto ao prefeito Roberto Naves e sua equipe. Não adianta colocar a carroça na frente dos bois.
- Mesmo com seu estilo discreto, a primeira-dama e, agora, deputada estadual Vivian Naves vem fazendo um bom trabalho no Legislativo goiano. O que que não é fácil para qualquer parlamentar de primeiro mandato.
- Além de atuar na Alego, Vivian Naves faz questão de estar presente em quase todas as agendas do Anápolis Investe.




