Quando Anápolis retomou o direito de escolher pelo voto direto os seus prefeitos, em meados da década de 1980, boa parte do crédito dessa conquista é para os “irmãos coragem”.
Henrique, Adhemar e Romualdo Santillo escreveram seus nomes não apenas nas páginas da história de Anápolis, mas de Goiás e do Brasil, pelas lutas que eles travaram em defesa da democracia.
Para além da política e da luta pelos direitos democráticos, a família Santillo tem um legado importante para a cidade na Administração Pública, na área do esporte, da comunicação, entre outras.
Em reconhecimento a esse legado e, em vida, o “irmão coragem” Romualdo Santillo foi homenageado pela Câmara Municipal com o título de Cidadão Anapolino.
Romualdo era criança de colo quando chegou a Anápolis, em 1942. Mais novo dos três irmãos do casal Virgílio Santillo e Elídya Maschietto Santillo, ele teve a base do seu ensino no município e formou-se em Direito na turma de 1966 da Universidade Federal de Goiás. Casou-se com Ruth Laboissiere e é pai de três filhos: Aldo, Juliana e Ivan.
Em 1973, Romualdo Santillo ocupou a Secretaria de Administração da Prefeitura de Anápolis, cargo que ele voltou a ocupar no período de 1997 a 2000.
A política marcou boa parte de sua trajetória, inclusive, com três mandatos de deputado estadual, exercidos entre 1983 e 1991.
Foi também diretor das rádios Santana e Manchester e, durante muitos anos, teve uma participação ativa nesse popular veículo de comunicação. Até hoje, Romualdo mantém uma participação semanal na Rádio Manchester, dirigida por Onaide Santillo, esposa do irmão Adhemar, falecido em 9 de março de 2021. Henrique Santillo, o outro irmão, faleceu em 25 de junho de 2002.
Homenagem
No discurso durante a solenidade de outorga do Título de Cidadão Anapolino, Romualdo fez questão de dividir com seus irmãos essa honraria, que é uma das mais importantes do município, pelo significado de acolhimento e reconhecimento.
Onaide Santillo ressaltou que a homenagem é recebida com muita alegria pela família, reconhecendo a trajetória de Romualdo na vida da cidade.
Conforme lembrou, como deputado, Romualdo fez um trabalho importante para garantir incentivo fiscais para a formação do Distrito Agro Industrial de Anápolis. Também de sua autoria, foi o projeto que criou o Uniana, que foi o embrião da Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Autor do projeto que concedeu a honraria (aprovado por unanimidade na Câmara Municipal), o vereador Fred Caixeta afirmou se sentir honrado de poder liderar essa homenagem, por tudo que a família Santillo fez (e faz) por Anápolis, Goiás e o Brasil.
O deputado federal Rubens Otoni pontuou que Romualdo Santillo não é parte, mas sim um protagonista da história política de Anápolis.
O deputado estadual Antônio Gomide também deixou seu testemunho sobre a importância do papel que Romualdo e os irmãos exerceram em prol da democracia.
“Nós sempre pensávamos sempre em fazer o melhor por Anápolis, por Goiás e pelo povo brasileiro”, destacou o homenageado em sua fala.


Leia ainda: Inscrições abertas para os 52º Jogos da Primavera em Anápolis