Assim, estabeleceu dez anos de esforços conjuntos de todas as nações e partes interessadas para resgatar a saúde do oceano e entregar para as próximas gerações um Neste contexto entram em cena a MidiaMar Comunicação e a Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), através dos seus institutos Oceanográfico (IO-USP) e de Estudos Avançados (IEA-USP).
E tomam a iniciativa de realizar anualmente em São Paulo uma semana do mar, agora na sua quinta edição, a São Paulo Ocean Week 2024, um grande encontro para celebrar o mar e debater as questões cruciais para o seu futuro.
São cinco dias de intensa programação voltada para todos os amantes do mar e composta por palestras, exposições, espetáculos artísticos, mostras de cinema, workshops de ONGs e encontros com grandes personalidades do mar que constituem um grande momento de celebração e resgate do oceano.
Núcleo artístico
Dentro da extensa e plural programação da SP Ocean Week, que acontecerá no Memorial da América Latina de 18 a 22 de setembro, há o núcleo artístico da Galeria LACO, que abriu uma chamada para exposições de obras que dialoguem com temas marinhos, cultura oceânica e mudanças climáticas.
A exposição, parceria entre Galeria LACO, Cátedra da Unesco, Instituto de Estudos Avançados e Instituto Oceanográfico da USP, conta com curadoria de Fabiane M. Borges, coordenação de Alexandre Turra e monitoria de Ana Thereza Alves e Julia Bruder Dinelli.
Participação de anapolino
Na referida mostra coletiva, artistas participam ou com obras físicas ou em formato virtual.
O anapolino Rondinelli Linhares, um dos cem selecionados na categoria obra física, traz ao público a obra “Ocean’s Heart”, trabalho realizado por ele no ano de 2018.
Sobre a obra em questão: inserida na produção pictórica do artista, “Ocean’s Heart” é um trabalho em técnica híbrida.
O artista, além de usar a tinta acrílica em camadas espessas sobrepostas, reúne e combina de modo a sugerir uma anatômica figuração cardíaca restos marinhos integrais ou fragmentados.
Usa conchas, algas, pedaços de recifes e corais de forma a aludir visualmente ao coração, músculo vital dentro da composição do corpo humano.
O branco espesso que emoldura a imagem do músculo formado de matéria marítima, faz uma referência simbólica e expressiva ao aspecto espumoso das águas salgadas quando as ondas quebram em sobreposição às outras ou o mar quebra na praia.
Leia também: Abertas as Inscrições para a 27ª Mostra de Teatro de Anápolis
Subsérie de uma pesquisa maior intitulada “Divagações Imagéticas Sobre o Peso dos Meus Amores”, o trabalho que faz parte da coletiva promovida no espaço da SP Ocean Week é uma declaração visual de amor aos mares da Bahia, de onde o artista trouxe todos os pequenos elementos que usa na composição.
Sobre o artista
Anapolino de nascimento e residência, Rondinelli Linhares é atuante nas artes visuais e na literatura. Artista visual, escritor, dramaturgo e analista em cultura, traz em seu currículo das linguagens visuais e verbais, exposições coletivas e individuais e publicações de contos solo e em parceria.
SERVIÇO
- Evento: SP Ocean Week 2024
- Local: Memorial da América Latina
- Abertura oficial: dia 18 de setembro, às 19:30 horas.
- Encerramento: dia 22 de setembro, às 18:00 horas
- Endereço: Avenida Mário de Andrade, Nº. 664, Barra Funda, São Paulo/SP
- Entrada Franca.
- Público-alvo: pessoas envolvidas com ou interessadas pelos assuntos referentes à vida marinha e questões climáticas.
- Contatos: (11) 3871-2977
- @spoceanweek
- co*****@sp*********.br
CONFIRA DETALHES DA OBRA