Deputado Federal no exercício do quinto mandato, Rubens Otoni, do Partido dos Trabalhadores, esteve na linha de frente da campanha do partido, em Anápolis, na disputa pela Prefeitura. E, embora o resultado não tenha sido o que era esperado pelo PT, ou seja, vencer as eleições, ele afirmou, em entrevista ao Portal CONTEXTO, que sua representação na Câmara Federal continua “como sempre, à disposição da cidade”.
Rubens Otoni ressaltou que, ao longo de sua trajetória política, sempre soube respeitar o resultado das urnas. “Se a gente ganha, tem de trabalhar para atender as expectativas criadas junto à população; se a gente não ganha, tem que trabalhar pelo espaço que a gente almeja e o meu trabalho sempre foi servir Anápolis e servir a Goiás”, disse, acrescentando que, como parlamentar, essa continua sendo a linha de atuação, independente se o prefeito foi de partido “A” ou “B”.
O deputado destacou que nos últimos quatro anos, teve a oportunidade de encaminhar emendas para o Município e região, num montante de aproximadamente R$ 10 milhões, dinheiro este para ajudar em investimentos nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, dentre outras.
“Vou continuar colaborando para que Anápolis tenha investimentos e boas políticas públicas em todas as áreas”, reforçou o parlamentar, observando que na campanha o PT- cuja candidatura majoritária era liderada pelo seu irmão Antônio Gomide, que já foi prefeito por duas vezes, com dois mandatos bem avaliados pela população- teve oportunidade de mostrar aquilo que a gestão petista deixou como legado e que, na sua avaliação, é um legado irrefutável. Mas, conforme disse, o eleitor fez a escolha e essa escolha deve ser respeitada.
Eleição e pandemia

Analisando o cenário do último pleito, o deputado Rubens Otoni pondera que “foi uma eleição desafiadora”, porque, conforme observou, além do cenário político em si, teve o enfrentamento da pandemia que trouxe alguns cuidados e formas diferentes de abordagem com o eleitor, sendo que algumas formas tradicionais de campanha acabaram sendo inviabilizadas. Porém, ressaltou que a campanha petista foi uma campanha que respeitou o momento e foi, ao mesmo tempo, uma campanha propositiva.
Desgaste do PT
Questionado sobre o desgaste que o seu partido, o PT, tem enfrentado no País, o deputado Rubens Otoni disse que pensa o contrário. A eleição deste ano confirma que o Partido dos Trabalhadores é “um polo importante da política do Brasil e será um partido estratégico e que estará na linha de frente da eleição presidencial, em 2022”.
Rubens Otoni pontua que a polarização que se cria em torno do PT é até positiva para o partido, o que mostra a superioridade do mesmo em relação a outros partidos. “Qual partido não tem problema?”, indagou, acrescentando que o grande desafio do PT é se apresentar como um partido que, efetivamente, tem propostas inovadoras para os municípios, os estados e o País, enfrentarem a grave crise econômica, política e social que o Brasil atravessa atualmente.
“A polarização não é ruim, porque mostra que estamos no ´jogo´ e temos projetos para resolver os problemas que a sociedade e o País enfrentam”, reforçou o parlamentar.