O deputado federal Rubens Otoni (PT) vem ampliando o diálogo com a sociedade, através de uma série de visitas que ele vem fazendo não só em Anápolis, mas em vários outros municípios de Goiás.
Trata-se de uma agenda em que ele busca subsídios para reforçar o trabalho feito pelo seu gabinete em Brasília, em prol dos municípios.
Em visita ao CONTEXTO, Rubens Otoni falou sobre esse trabalho de representação e, também, sobre as suas expectativas em relação ao PED 2025, que vai acontecer agora no domingo.
Por meio de eleição direta com os seus filiados, o Partido dos Trabalhadores vai escolher os comandos em nível nacional, estadual e municipal.
Rubens Otoni ressalta que o PT, aliás, é o único partido no Brasil que escolhe os seus dirigentes nesse formato, ou seja, com os votos dos seus filiados. Em Anápolis, o partido teve unidade em torno de uma chapa única liderada por Francisco (Chico) Rosa, que é uma chapa apoiada por ele e também pelos dois vereadores da legenda: Rimet Jules e Professor Marcos.
Em Goiás, há dois nomes e o apoiado pelo deputado é o da deputada federal Adriana Accorsi. O outro nome na disputa é o do Professor Luiz Carvalho.
Em relação ao seu projeto político para 2026, Rubens Otoni afirmou que a intenção é buscar a reeleição, inclusive, puxando votos para que o partido ganhe mais uma cadeira de representação na Câmara Federal.
Além disso, o deputado frisou que o objetivo maior é a eleição presidencial, que deve ter Lula como candidato à reeleição. O parlamentar considera fundamental que o presidente, em sendo reeleito, tenha uma base ainda mais sólida dentro do Congresso Nacional.
Quanto à disputa para as vagas do Senado e da governadoria, Rubens Otoni salientou que essas questões ainda serão objetivo de outras articulações que estarão ocorrendo daqui para frente.
Obras do PAC
O deputado também falou ao CONTEXTO sobre o trabalho realizado através do seu mandato em prol de Anápolis, que é a sua principal base política.
Otoni destacou que no ano passado, através de sua atuação, o município foi selecionado para quatro investimentos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, sendo uma Policlínica na região do Adriana Parque; uma Escola de Tempo Integral no Residencial Ander; e duas Unidades Básicas de Saúde, uma no Jardim das Américas e outra na Vila Esperança. Além de uma creche no Jardim Primavera 2. Somados, esses investimentos são da ordem de R$ 50 milhões.
O deputado pontuou que os recursos estão alocados, pelo Governo Federal, mas que a viabilização agora depende da Prefeitura, com os projetos e licitações. O que, segundo ele, ainda não aconteceu.
Política diferente
Ainda, Rubens Otoni adiantou que vai buscar contemplar a cidade com emendas e também irá fazer novas interlocuções para que o município possa participar da nova seleção de investimentos do PAC, que é programa amplo e que tem vários eixos como: saúde, educação, infraestrutura, entre outros.
Rubens Otoni afiança que esse é seu jeito de fazer política, ou seja, sem se importar se o prefeito é de seu partido ou tenha uma ideologia diferente. Conforme frisou, o importante é entregar resultados para o município.
Além dessas ações que são relacionadas com a Prefeitura, o deputado cita que tem apoiado várias instituições como APAE, a Santa Casa e muitas outras, com a destinação de emendas. Outro exemplo dado por ele é o Instituto Federal de Goiás, que teve atuação sua para viabilizar o restaurante universitário no Câmpus de Anápolis.
Leia também: Descontos indevidos do INSS podem ser devolvidos com correção; entenda a proposta