Em agenda organizada por Rubens Otoni (PT-GO), o ministro Paulo Teixeira se reuniu com a reitoria da UFG para estabelecer parcerias entre o MDA e a universidade
A Universidade Federal de Goiás apresentou na audiência realizada na última sexta-feira (19), em Brasília, quatro propostas de projetos: criação de um Centro de Formação para Agricultura Familiar em Caldas Novas, fortalecimento do Pronera, iniciativas para a Ater e desenvolvimento de um aplicativo para o Pnae.
O ministro apoiou as propostas e prometeu encaminhamentos importantes para viabilizar os projetos. ““Estamos pactuando e firmando uma parceria robusta, exitosa e de longo prazo com a Universidade Federal de Goiás, tendo em vista as políticas de agricultura familiar”, salientou Paulo Teixeira.
Rubens Otoni comemorou o sucesso da reunião, destacando o compromisso social do governo Lula. O Centro de Formação em Caldas Novas capacitará para a agricultura familiar e requer cerca de R$ 13 milhões para estruturação. A UFG propõe gestão compartilhada entre a instituição, o MDA e organizações da agricultura familiar . “A concretização desta parceria era um sonho meu e que agora se torna realidade pela maturidade e trabalho de excelência da direção da UFG e o compromisso social do governo Lula através do ministro Paulo Teixeira”, completou.
A UFG busca fortalecer e ampliar o Pronera, oferecendo cursos de Direito e Agronomia para beneficiários da reforma agrária. Na área da Ater, a proposta é envolver a universidade de forma multidisciplinar e participar das atividades de extensão rural.
A Universidade também está desenvolvendo um aplicativo para o Pnae, que auxiliará agricultores familiares e gestores escolares. Testes serão realizados em um município goiano a partir do segundo semestre de 2023.