O próximo domingo, dia 2 de outubro, marca a data em que milhões de brasileiros vão às urnas para escolherem seus representantes no 1º turno das eleições de 2022. Para os eleitores exercerem o direito de voto, é necessário que levem alguns itens e documentos imprescindíveis. A votação vai ocorrer das 8h às 17h.
Brasil possui internet seis vezes mais cara que nos EUA, aponta pesquisa
Confira os itens necessários para o dia da votação:
Documento de Identificação
Há diversas opções para este quesito, como a própria identidade, carteira de trabalho, habilitação, passaporte, carteira de reservista ou carteira profissional reconhecida por lei. A recomendação é de levar um documento oficial com foto. Eleitores com dados biométricos também precisam apresentar um documento oficial com foto para votar. Certidão de nascimento ou de casamento não validam a identidade do eleitor no momento da eleição.
Título
O eleitor com biometria cadastrada também pode substituir o documento oficial com foto pelo aplicativo E-Título, desde que a via digital tenha foto. O aplicativo pode ser baixado no celular, mas não deixe para a última hora: a emissão da versão digital do documento ficará suspensa em 2 de outubro, no dia do 1º turno.
Embora seja recomendado levar, o título de eleitor impresso não é obrigatório, mas serve nas situações em que o eleitor não possui cadastro no E-Título. No entanto, é nele que constam o número da zona e a seção eleitoral, informações que também podem ser acessadas pelo site do TSE.
Cola Eleitoral
Em 2022, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) definiu que os eleitores devem entregar aparelho celular, máquina fotográfica, filmadora ou equipamento de radiocomunicação ao mesário antes de se dirigir à cabine da urna eletrônica. Com isso, é recomendado que o eleitor leve anotado em papel o número dos candidatos pelos quais irá votar. A ordem dos cargos que aparecerá nas urnas é: Deputado Federal (4 dígitos); Deputado Estadual (5 dígitos); Senador (3 dígitos); Governador (2 dígitos) e Presidente (2 dígitos)
Preferência Política
Os eleitores podem manifestar sua preferência política, desde que de forma silenciosa e individual. Ou seja, o uso de bandeiras, broches, dísticos, camisetas e adesivos são permitidos, mas pessoas com vestuário padronizada e com instrumentos de propaganda não podem se aglomerar até o fim do horário da votação.