Nesta terça-feira (28), é comemorado o Dia do Servidor Público. Eles e elas estão presentes em várias e importantes funções: seja numa repartição pública municipal ou estadual; seja em hospitais, nas faculdades e universidades públicas, na segurança dos cidadãos, só para ficar em alguns exemplos.
Em qualquer lugar que estejam alocados e exercendo qualquer tipo de atividade, o servidor, como já está na definição, é aquele que serve, com o seu trabalho, à sociedade.
O prefeito, os vereadores, deputados, senadores e até o presidente, que são eleitos nas urnas, são também funcionários públicos.
Em Anápolis, para se ter uma ideia, a Prefeitura Municipal, conta com cerca de 7,6 mil servidores. Mais precisamente: 7.692.
São funcionários que atuam na Administração em funções burocráticas, professores, médicos, profissionais da área de enfermagem, agentes de saúde, de trânsito.
A Prefeitura é um dos maiores empregadores do município. E todos os funcionários e funcionárias, estão, de alguma forma, ligados a processos produtivos que mantém a cidade funcionando e pulsando como o coração que mantém o corpo humano.
Não menos importantes, são os servidores que desenvolvem atividades em outros poderes constituídos, como o Legislativo e o Judiciário.
Quem já não precisou, durante a madrugada, de um atendimento médico. Em várias situações, esse atendimento é buscado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que realiza atendimentos emergenciais e lá estão a postos, 365 dias no ano, os servidores que trabalham em escala.
Saindo da esfera da prefeitura para a segurança, o que seria da população, sem os serviços das polícias Militar e Civil. São servidores valorosos que exercem atividades muitas vezes com risco a suas próprias vidas.
A lista que envolve a participação do servidor na “vida” da comunidade é muito extensa e, por isso, funcionários e funcionárias públicos têm hoje um dia de reconhecimento. Porém, esse reconhecimento deve ser permanente.




