Senhora das eleições
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhida para presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ela vai assumir o cargo ocupado pelo ministro Alexandre de Morais. Cármen foi a primeira mulher eleita para presidir a Justiça Eleitoral e, agora, é a primeira a assumir o cargo pela segunda vez.
A primeira foi para o biênio 2012-2013. E, em 2012, ela esteve à frente das eleições municipais daquele ano, cujo pleito foi vencido pelo então candidato Antônio Gomide (PT), que obteve 88,93% dos votos válidos.
Agora, novamente, Cármen Lúcia vai “pilotar” as eleições de 2024, com pelo menos dois pré-candidatos de 2012: o próprio Antônio Gomide (PT) e José de Lima, que era do PDT e, agora, pode disputar o cargo pelo PMB.
São Tomé
Em discurso na tribuna da Câmara Municipal, o vereador João da Luz (Cidadania), falou sobre o projeto para a construção de uma escola no Jardim Primavera, em Anápolis, que não estaria saindo do papel.
O presidente da Casa, vereador Domingos Paula (PDT), retrucou que a construção da referida escola está em andamento e desafiou o colega a ir até o local para conferir in loco. Assim foi: os dois deixaram o plenário e foram até o canteiro da obra. Feira a constatação, eles retornaram à sessão.
E, para não deixar dúvida, Dominguinhos pediu que fosse exibido um vídeo em que ele e o colega João da Luz apareciam na construção, falando sobre a importância da escola para aquela região.
Cidadão Anapolino
O deputado Major Araújo (PL), irá receber o título de Cidadão Anapolino, outorgado pela Câmara Municipal. A data da entrega da honraria ainda será marcada.
A proposta partiu do vereador Hélio Araújo, que é também do PL. Ele justificou que a homenagem não é apenas ao parlamentar, mas também à Polícia Militar. A proposta teve 17 votos a favor e uma abstenção, do vereador Fred Godoy (Agir).
Curiosamente, o deputado que receberá o título, votou contra, na Assembleia Legislativa de Goiás, o projeto para a cessão de área da Plataforma Logística para a ampliação do Distrito Agro Industrial de Anápolis (DAIA), projeto esse que visa ampliar a geração de empregos, renda e divisas.
De oposição, ele mirou contra Caiado, mas “acertou” a cidade.
Balanço positivo
O presidente da Câmara Municipal, Domingos Paula (PDT), fez um balanço positivo acerca do encontro com os pré-candidatos à Prefeitura de Anápolis.
Os encontros ocorreram no Gabinete da Presidência e lá, para todos, foi entregue uma cópia da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a LDO, uma das peças do Orçamento de 2025, que valerá para aquele que se sentar na cadeira do Chefe do Executivo.
Dominguinhos destacou, inclusive, que o encontro teve quatro ex-prefeitos: Pedro Sahium (hoje no PDT), Antônio Gomide (PT), João Gomes (ex-PT hoje no PSD) e Lisieux Borges (ex-PT hoje no PSB), que era presidente do Legislativo e ocupou o cargo interinamente.
Leia também: Rubens Otoni: “Avançamos porque o nosso debate não é a ideologia, é a cidade de Anápolis”
Só um parêntese, Sahium foi como coordenador de campanha da pré-candidata Mariane Stival (PDT).
Também estiveram por lá: Kim Abrahão e Jader Melo (PSD); Hélio Lopes e Michel Roriz, PSDB-Cidadania; Eugênio Lourenço (PSOL); José de Lima (PMB); Eerizânia Freitas (UB) e Márcio Corrêa (PL). No total, 12 postulantes.
Não chegou
Anápolis não conseguiu alcançar a marca dos 300 mil eleitores. Isso só deve ocorrer nas próximas eleições, em 2026, quando ocorrerá as eleições gerais de Presidente, Governador, Deputado Estadual e Federal.
De qualquer forma, o município continua no rol daqueles que têm segundo turno eleitoral (mais de 200 mil eleitores). Segundo o TSE, pelo critério da maioria absoluta, para ser eleito, não basta ao candidato simplesmente obter mais votos do que seus concorrentes.
Ele precisa ir além, devendo obter mais da metade dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os votos nulos) para ser eleito, em primeiro ou em segundo turno.
Por esse sistema, uma vez obtida maioria absoluta dos votos válidos já em primeiro turno, o candidato é considerado eleito desde logo, não se realizando segundo turno.
Fake News
O Governo Federal estuda uma maneira de coibir as chamadas fake news (notícias falsas).
Mesmo com a catástrofe ocorrendo no Rio Grande Sul, muita gente acha espaço para tumultuar o que já é um caos, divulgando fatos não verdadeiros que só atrapalham a vida das pessoas. Daí, podem dizer que é uma censura.
Não é! Notícia falsa é uma fraude e, como tal, deve ser combatida.
O ideal seria o Brasil ter uma legislação mais específica para tratar dessa questão e dar o devido enquadramento para aqueles que praticam o ilícito, sobretudo, quando praticado contra a coletividade.
O que deveria ser tomado, inclusive, como agravante. É o caso que, infelizmente, está ocorrendo. E, pior, usam ainda a desinformação para politizar o problema. Lamentável!
Religiosos X Presídios
O vereador Jakson Charles acionou o secretário parlamentar do Ministério da Justiça, Elias Vaz, que é de seu partido, o PSB, para saber sobre alguma medida adotada pela pasta no sentido de proibir a presença de religiosos nos presídios do Brasil.
Essa questão foi levantada pelo vereador Wederson Lopes (UB). A informação foi de que não há nenhuma medida nesse sentido e que poderia ser alguma movimentação de um conselho ligado ao setor carcerário (mas, não ligado ao Ministério), que poderia estar buscando alguma regulamentação.
Ou seja, não há indicativo de que isso estar sendo trabalhado. Se tivesse, argumentou Elias Vaz, seria uma questão de grande repercussão nacional.
- Nesta quinta-feira (09/5), o vereador Frederico Godoy (Agir) realizou uma sessão solene para homenagear as chamadas “mães atípicas”, ou seja, aquelas que têm filhos com algum tipo de deficiência ou doenças raras.
- O vereador Jakson Charles (PSB) anunciou que o Ministério da Justiça, por intermédio de Elias Vaz, que é secretário parlamentar da pasta e também do PSB, está encaminhando uma viatura, 10 computadores e kits de defesa para a Delegacia da Mulher.
- O atual presidente do TRE-GO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, abriu agenda para receber segmentos da sociedade organizada e partidos políticos. A primeira visita, em caráter institucional, foi do ex-governador e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.
- No dia 8 de junho próximo, o Partido dos Trabalhadores realizará um ato político para lançamento oficial da pré-candidatura de Antônio Gomide à Prefeitura de Anápolis. Pode ser que, na data, seja apontado o nome de quem será o vice na chapa petista.
Comentários 2