Cinco dias após o início da invasão russa em solo ucraniano, o país de Vladimir Putin começa a sentir os efeitos das sanções impostas. Durante o último fim de semana, nações ocidentais anunciaram pacote de restrições à Rússia.
O rublo, moeda utilizada na Rússia, já vem perdendo valor com relação ao dólar. Para tentar estabilizá-lo, o banco central do país elevou sua taxa de juros para 20% em uma medida de emergência. A queda se acentuou em 30% com relação a última sexta (25).
Sabia? Feira Hippie e Cavalhadas podem se tornar Patrimônio Cultural
Em razão da turbulência dos mercados, o banco central da Rússia também decidiu manter fechado o mercado de ações no país nesta segunda (28).
Nas maiores cidades russas, longas filas têm se formado na porta dos bancos, onde a população busca sacar recursos diante da crise financeira que se forma. As retiradas significativas fragilizam o sistema bancário, que pode ficar sem fluxo de caixa – e correr o risco de quebrar.
Segundo o Banco Central Europeu (BCE) a quebra já pode ser uma realidade para a filial europeia do banco russo Sberbank, um dos maiores do país.