Uma proposta para universalizar o fornecimento de água em Anápolis foi apresentada pela Saneago à Prefeitura nesta terça-feira, 14. O encontro reuniu o prefeito Antônio Gomide e o presidente da estatal, Nicomedes Domingos Borges. Os técnicos da mantenedora do serviço de saneamento apresentaram um projeto visando solucionar os problemas de abastecimento de água no município em breve. Ele será desenvolvido em três etapas: aplicação, reformulação e modernização do sistema de abastecimento. Segundo o diretor de Engenharia da Saneago, Mário João, todo o sistema antigo será reestruturado, observando ainda as projeções e demandas da população. No total, mais de 98 mil metros de redes para a distribuição de água serão substituídos e 172 mil implantados, aumentando, ainda, a capacidade de vazão para 1,2 mil litros por segundo.
O prefeito Antônio Gomide disse que a população de Anápolis sempre foi castigada pelos problemas relacionados à rede de abastecimento e que as ações do projeto deverão ter início no segundo semestre deste ano. “ Baseados nessa iniciativa teremos algo consistente para correr atrás da solução o mais rápido possível”, justificou
De acordo com o presidente da Saneago, uma das novidades do projeto é que a licitação para as obras será feita pela prefeitura, que poderá comandar o andamento das obras. Nicomedes Borges ressaltou ainda “que esse será um trabalho complexo, que irá contemplar todo o município”.
Saiba Mais
O projeto apresentado nesta quinta-feira, 14, pela Saneago, faz parte de acordo firmado entre a Prefeitura de Anápolis e a estatal, no início do ano. Conforme estabelecido em encontro no gabinete, a diretoria técnica da Saneago teria que apresentar um plano de assistência e abastecimento em até seis meses. Confira alguns dados do projeto:
* Ampliar vazão de água na estação Piancó de 850 l/s para 1,2 mil l/s
* Criar sete mil novas ligações de redes que atenderão a mais de 20 mil residências
* Criar cinco novos reservatórios em pontos estratégicos da cidade
* Substituir 98 mil metros de rede de água
* Implantar 172 mil metros de rede de água