Anápolis dá passos largos à universalização do atendimento de esgotamento sanitário. Em relação a água, essa meta, tecnicamente, já foi atendida, faltando um número muito pequeno da população sem acesso ao serviço.
Ainda há problemas e desafios. Os investimentos que ora são realizados no sistema de água e esgoto, não garantem cem por cento de resolutividade dos problemas. Mesmo, porque, a cidade tem o seu dinamismo de crescimento e, dessa forma, novas demandas vão surgindo e novos investimentos se farão necessários.
Mas, em comparação com o que vivenciamos em um passado não muito distante, podemos afirmar que a situação é bem melhor.
O Município, hoje, com o chamado contrato de programa, ganhou mais ferramentas para acompanhar, cobrar e fiscalizar os investimentos e as obras realizadas pela concessionária, no caso, a Saneago.
Confira: Seleção Artificial
Além do que, a companhia estatal entendeu a importância de Anápolis, não, apenas, em relação ao seu papel da economia de Goiás, mas para o equilíbrio financeiro da própria empresa.
Hoje, a arrecadação de Anápolis contempla a realização de investimentos locais, mas também ajuda que os investimentos em saneamento básico cheguem a outras cidades que precisam, notadamente, aquelas menores.
Estamos, no entanto, num período de estiagem severa por vir. Temos, nós, também, de fazer a nossa parte com o consumo consciente, para atravessarmos esse período. Além do cuidado que também devemos ter, por exemplo, com o descarte de lixo, para que o mesmo não polua e sequem os nossos mananciais. Cada qual fazendo a sua parte, seremos mais fortes para enfrentarmos as adversidades.