Evento na sede da PF, em Goiânia, marca nova fase da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Estado de Goiás
A Secretaria de Segurança Pública assinou a atualização do termo de cooperação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Estado de Goiás – FICCO/GO com a Polícia Federal, no começo da semana, na sede da PF, em Goiânia.
O objetivo da FICCO é intensificar o combate às organizações e associações criminosas, nas suas manifestações de grave ameaça à ordem e à segurança pública nacional, particularmente no combate às facções criminosas, ao tráfico de drogas e armas, aos delitos de furto, roubo e receptação de cargas e valores, à lavagem e ocultação de bens, direitos e valores e demais crimes conexos.
Assinaram o acordo os representantes da Polícia Federal, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Penal, da Polícia Rodoviária Federal, da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria Nacional de Políticas Penais.
A superintendente regional da PF em Goiás, delegada Marcela Rodrigues de Siqueira Vicente, ressalta que é uma concentração de esforços.
“É uma nova diretriz da atual gestão, em nível nacional, é que haja uma maior transparência das atividades realizadas. Uma união de esforços em relação às polícias estaduais, inclusive as municipais, em razão de um bem comum que é a segurança pública em si”.
Ela complementou explicando o FICCO já existia e que, a gora, está sendo atualizado e aperfeiçoado para que haja um compartilhamento não só do efetivo, mas também da parte econômica, “para que possamos subsidiar alguma necessidade da Secretaria de Segurança Pública de Goiás”, finalizou.
Mais proteção
O secretário de Segurança Pública de Goiás, Renato Brum dos Santos, ressaltou ser uma satisfação reassinar o acordo. “É um marco, estamos colocando no papel a integração das Forças estaduais com as Forças federais. Se o crime se organizou, nós temos que nos despir de vaidades, cada um dentro de sua atribuição, claro e trabalhar na área de inteligência para que a gente possa atingir o objetivo maior que é a continuidade da proteção à sociedade”, disse.
O delegado chefe da FICCO, Mário Sérgio Ribeiro de Oliveira, argumentou que o objetivo é o combate ao crime organizado, como o tráfico de drogas e roubos de cargas. “A FICCO foi estruturada em agosto de 2022, mas só depois conseguimos verba destinada especificamente para ela. O objetivo é combater o crime organizado, facções, roubo de carga, tendo em vista esse combate aos crimes violentos”, afirmou.
A FICCO/GO é sediada e coordenada pela Polícia Federal e contará com agentes e policiais de todas as instituições participantes. As Forças terão autonomia para realizar operações policiais, investigações e ações de inteligência, cada uma dentro de sua atribuição. (Informações da Secretaria de Segurança Pública)
Comentários 1