2ª Semana do Meio Ambiente está acontecendo com atividades para conscientizar sobre a importância da preservação ambiental
O evento, que acontece até quarta-feira, dia 7, apresenta uma programação diversificada, incluindo palestras, rodas de conversa, atividades ecológicas e distribuição de mudas nativas do Cerrado.
Como parte das comemorações, a Prefeitura inaugurou o Jardim Botânico Medicinal, no Parque Ipiranga, em colaboração com a Faculdade Fama. O espaço funcionará de terça-feira a domingo, proporcionando um ambiente onde as pessoas poderão aprender sobre os benefícios das plantas medicinais, além de receber orientações sobre o cuidado, manejo e plantio dessas espécies.
O Jardim Botânico Medicinal também contará com um auditório para palestras, cursos e interações, visando envolver tanto as crianças do ensino fundamental quanto a comunidade em geral.
No mesmo dia, estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) visitaram o Viveiro Municipal de plantas ornamentais e participaram de uma ação ambiental sustentável, ambos localizados no Parque Ecológico JK. Além disso, o Cine Ambiental exibiu o documentário “Cerrado de Volta – A Restauração da Chapada dos Veadeiros”, na UniEvangélica, como forma de destacar a importância cultural da região.
A Semana do Meio Ambiente, organizada pela Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, tem como tema neste ano “Soluções baseadas na natureza”. Segundo Thiago Vitorino, diretor de meio ambiente, a escolha dessa temática visa estimular a reflexão sobre os grandes problemas ambientais e incentivar a adoção de ações concretas para minimizar o impacto causado pela sociedade no meio ambiente.
Nos próximos dias, estão programadas uma trilha ecológica com estudantes da rede municipal de educação, que também visitarão o Aterro Sanitário de Anápolis e a cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Além disso, haverá palestras e a inauguração do projeto Viveiro Escola, ampliando ainda mais as atividades da Semana do Meio Ambiente.