No próximo dia 18, segunda-feira, será realizado em Anápolis o I Seminário Municipal de Luta Contra as Hepatites Virais, batizado com o nome Hepatites: não deixe que este silêncio faça barulho em sua vida. O evento será no Salão Nobre “Richard Edward Senn” do Colégio “Couto Magalhães”. As ações e estudos contra esse a doença se estendem até sexta-feira, 22.
De acordo com a Gerente de Vigilância Epidemiológica, Mara Espíndola Cardoso Araújo, o objetivo do seminário é aperfeiçoar as ações de prevenção, vigilância e controle da doença em Anápolis. O seminário prevê a capacitação de 46 médicos, 49 enfermeiros e 46 cirurgiões-dentistas da Estratégia Saúde da Família. Também faz parte do plano de ações, capacitar 100 profissionais de salões (manicures), assim como imunizar suscetíveis e testar 800 indivíduos para marcadores de Hepatites B e C.
A gerente explicou ainda que as hepatites virais são, hoje, o segundo agravo mais notificado no município de Anápolis, o que demanda atenção especial do setor de saúde. “São muitos os suspeito de Hepatites B e C sintomáticos e vários destes são portadores assintomáticos e outros suscetíveis à infecção pelo vírus”, disse. Em Anápolis, os casos positivos têm se deslocado para a faixa etária de adolescentes e jovens.
Para ela, a melhor maneira de controlar os avanços da doença é a imunização através da vacina contra Hepatite B (não se tem prevenção imunobiológica contra a Hepatite C). Também para que se mantenha a prevenção contra a transmissão sexual, compartilhamento de seringas e agulhas pelos Usuários de Drogas Injetáveis (UDI), compartilhamento de canudo em usuários de cocaína entre outras formas de transmissão.
Seminário
No dia 18 haverá palestras da docente da Faculdade de Enfermagem da UniEvangélica, Karla Prado de Souza Cruvinel; do médico Infectologista do Hospital Dia de Brasília, José David Urbaez Brito; também do médico Infectologista da Gerência de Vigilância Epidemiológica e Programa DST/aids da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo Cecílio Daher; Ana Cláudia Dezzen – Fiscal da VISA municipal; Luiz Eduardo Duarte Mendes – Gerente da VISA municipal; Lilia Cileide de Queiroz Monteiro, diretora geral da Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa/Goiânia; e, Assessora Técnica do Programa Estadual de Imunização, Tânia Cristina Barboza.
As proprietárias de salão de beleza e manicures poderão realizar um mini-curso: “Cuidados de higiene em salão de beleza” que alerta sobre o uso de equipamentos cortantes que podem provocar pequenas lesões e propiciar a transmissão da doença. No dia 18, de 10:00 – 11:00h, no Salão Nobre Richard Eduard Senn do Colégio Couto Magalhães.
Atividades
18 de maio: I Seminário Municipal de Luta contra as Hepatites Virais;
19 de maio: Dia D (Praça Americano do Brasil) – Imunização de adolescentes, jovens e adultos, educação comunitária e coleta de sangue para sorologia dos marcadores de Hepatites B e C;
18 a 22 de maio: imunização de suscetíveis em todas as Unidades de Saúde da rede municipal.
Saiba mais
As hepatites virais se constituem em um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A Organização Mundial da Saúde estima que existam cerca de 325 milhões de portadores crônicos da hepatite B e 170 milhões da hepatite C no mundo. A maioria das pessoas desconhece sua condição sorológica, agravando ainda mais a cadeia de transmissão da infecção e a possibilidade de cronificação fica aumentada.