A Secretaria da Saúde divulgou na tarde de hoje o boletim quinzenal sobre a gripe suína em Goiás. Até ontem foram notificados na Vigilância Epidemiológica Estadual 979 casos da nova gripe distribuídos em 57 municípios. Ainda de acordo com o boletim, 483 casos foram descartados e outros 184 ainda estão em investigação pela Vigilância Epidemiológica.
Em relação à quinzena anterior, houve um acréscimo de 20 óbitos e 238 casos suspeitos notificados. Goiânia continua registrando os maiores números com 17 óbitos. Em seguida vêm Aparecida de Goiânia com 13, Trindade e Anápolis com três cada um, totalizando 29 municípios atingidos.
A secretária da Saúde, Irani Ribeiro, revela que houve uma desaceleração no número de casos, consequência, segundo ela, de uma maior conscientização da população associada às medidas tomadas pelo poder público. “Aumentaram os pontos de coleta, de distribuição de medicamento, capacitação dos profissionais e consequentemente diminuímos os casos de internação”, explica.
Por outro lado, Irani pede que a população continue em alerta. “A doença está por aí. Tivemos uma diminuição, mas ainda é uma situação que exige cuidado”. A secretária ainda chama a atenção para a descentralização da doença que já chegou a 57 municípios. “Não estamos mais com casos só na capital e região metropolitana e a gente sabe que onde tem doença pode ter pandemia”, enfatiza.
UBS Santa Isabel passa por reformas e muda de endereço temporariamente
A Prefeitura de Anápolis anunciou na segunda-feira (9) uma mudança temporária na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Isabel, situada...