Proposta partiu do deputado estadual Antônio Gomide, com o intuito de reforçar a importância da instituição para o ensino superior em Goiás
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio de um requerimento apresentado pelo deputado Antônio Gomide, realizou em Anápolis, no câmpus central, na noite da última quarta-feira (09/04), uma sessão solene itinerante para celebrar os 26 anos de criação da Universidade Estadual de Goiás, a UEG.
Durante entrevista à imprensa e em seu discurso no evento, Gomide destacou que a UEG tem ao longo de seus 26 anos muitas vitórias e desafios.
Ele mencionou que a instituição desenvolveu uma ação da mais alta relevância, que foi a formação de professores, que hoje estão atuando em todo estado na educação básica. Além de ter formado milhares de profissionais em diversas áreas de conhecimento.
Para o parlamentar, a UEG tem “um legado imensurável”, sobretudo, na interiorização do ensino superior em Goiás, com ensino gratuito.

“A UEG nasceu em Anápolis, mas se expandiu para todas as regiões do estado e está presente em 39 municípios”, assinalou Gomide, também destacando o papel da universidade em relação à pesquisa e extensão universitária.
Entre os desafios, o deputado, que preside a Frente Parlamentar de Defesa da UEG e do ensino gratuito, lembrou que foi uma luta garantir aos professores o plano de salários e carreiras, possibilitando aos mesmos remunerações mais justas. Esse trabalho, agora, está em curso a luta para que os técnicos administrativos também tenham esse plano de carreira e remuneração, para que sejam devidamente valorizados.
Ainda na sua fala, o parlamentar citou a inauguração da usina fotovoltaica no câmpus da UEG, ocorrida na manhã de quarta-feira (10), onde ele também esteve presente.
Para Gomide, é mais uma demonstração de avanço que, no momento em que o país se prepara a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças no Clima, a COP 30, a instituição demonstra na prática sua preocupação com a sustentabilidade, produzindo energia de fonte renovável.
O reitor da UEG, Antônio Cruvinel participou da sessão solene da Alego e ressaltou, em entrevista, ser “um momento de alegria e de grande importância para a instituição”. Segundo ele, esse reconhecimento demonstra que a UEG está próxima e em sintomia com a sociedade.
E destacou ainda a contribuição que a instituição tem dado para promover o desenvolvimento do Estado de Goiás.
Participaram sessão solene da Alego o reitor da UEG, Antonio Cruvinel; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, Sandra Máscimo; o presidente da Associação dos Docentes da Universidade (Adueg), Marcelo Moreira; o vereador Rimet Jules; coordenadores de câmpus e unidades universitárias da UEG; além de outros membros da comunidade acadêmica.
Durante a cerimônia, 57 estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos foram homenageados pelo seu papel de destaque na Instituição.
A UEG
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) foi criada pela Lei Estadual nº 13.456, de 16 de abril de 1999. É uma universidade pública, multicamp, que está presente em 39 municípios goianos com 41 câmpus.
A UEG possui sede no município de Anápolis (GO) e alcance acadêmico organizado em oito regiões do estado, a partir de Câmpus e Unidades Universitárias (UnU) presenciais, assim como de Polos de Educação a Distância (EaD).
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.