Um simulador de impacto será uma das principais atrações da Semana Nacional de Trânsito, a ser realizada entre os dias 18 a 25 próximos, com abertura oficial programada para o dia 18, na Praça Bom Jesus, onde o equipamento ficará exposto. Os interessados podem passar pela experiência que simula uma batida entre veículos a baixa velocidade. Ele amplia a importância da necessidade do uso do cinto de segurança, apesar de o equipamento se mover a, apenas, 5km/h, mas provocar um impacto como se fosse um choque entre dois veículos.
Apesar da pouca velocidade, a idéia é passar às pessoas que viver a experiência, como é importante o uso do cinto de segurança. Ao usarem o simulador, as pessoas terão a exata noção da força causada pelo impacto de uma batida em baixa velocidade, ampliando sua conscientização sobre a importância do uso do cinto de segurança.
Autuações
De acordo com a CMTT, o uso do simulador de impacto na Semana Nacional de Trânsito foi idealizado a partir da constatação da quantidade de autuações de condutores e passageiros que não utilizam o cinto de segurança na aera urbana. ´Somente de janeiro a agosto desse ano foram lavradas 1.678 autuações pela falta do uso do cinto de segurança´, disse Fernando Cunha, Diretor da CMTT, lembrando que a ausência do uso do dispositivo é infração grave, com cinco pontos na carteira e multa de R$ 195,23.
Além da abertura da Semana Nacional de Trânsito na Praça Bom Jesus, o simulador será levado a vários outros locais para que um maior número de pessoas se conscientize sobre a importância do uso do cinto. Ele será mostrado no bairro Recanto do Sol, no dia 19; na Avenida Fernando Costa, na Vila Jaiara, no dia 20; na UniEVANGÉLICA, no dia 21; no Parque Ipiranga, no dia 22; na Praça Americano do Brasil, no dia 24 e, novamente, na Praça Bom Jesus, no dia 25.
Outras atividades serão desenvolvidas durante a Semana Nacional de Trânsito e nos demais dias do mês, como as blitzens educativas, popularmente conhecidas de balada responsável, palestras educativas em unidades de ensino e empresas e também um desfile cívico da Escola Municipal São José, no bairro de mesmo nome.