A contribuição garante a continuidade de atividades sindicais e iniciativas de proteção da classe ruralista. Isso significa que, além de entidades de classe como o Sindicato Rural de Anápolis, a existência de benefícios como Seguro-Desemprego. De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que diz que mesmo não sendo obrigatória, a contribuição sindical rural dos agropecuaristas e produtores ajuda as entidades a terem força para lutar em prol dos interesses de todos os associados.
O Sindicato Rural de Anápolis (SRA) vê a contribuição como essencial para manter diversos serviços. “Somos uma família unida que trabalha em prol de todos os brasileiros. Estamos de domingo a domingo produzindo alimentos, por isso, pensamos que os agropecuaristas precisam fazer uma reflexão e contribuir, pois, assim, a classe ruralista continuará forte e buscando melhorias para quem trabalha no campo”, pontua Pedro Olímpio Neto, presidente da entidade.
Números
Em parceria com o Sistema Faeg/Senar, o SRA proporcionou a realização de
dezenas de cursos de qualificação profissional. Para se ter uma ideia, em 2017,
foram 331 cursos ministrados; já em 2018, o número se repetiu e neste ano, até
junho, estão programados 132 treinamentos voltados para diversas áreas do
agronegócio. Pode-se destacar alguns cursos como Inseminação Artificial de
Bovinos de Leite, Artesanato Rural, Operação e Manutenção de Motosserras,
Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, Cultivo de Pimenta, Bovinocultura
Vacinação, dentre outros.
Além dos cursos, o Senar Goiás e SRA garantem assistência técnica gratuita a 75 produtores rurais, ou seja, 25 propriedades são acompanhadas de perto todos os anos aqui na região. Por isso, o Sindicato Rural acredita de que a contribuição dos associados é fundamental para continuar trabalhando e promovendo capacitações. “Quando promovemos a assistência técnica junto ao produtor, estamos investindo no futuro do Agro, já que o papel fundamental é levar orientação e sustentabilidade”, salienta Pedro Olímpio Neto.
Os interessados em colaborar com a Contribuição Sindical Rural têm até o dia 22 de maio para realizar o pagamento da guia. As dúvidas podem ser esclarecidas na sede do SRA localizada na Av. Pedro Ludovico, antigo Parque de Exposições em horário comercial. Informações pelo telefone: 3311-5055.




