Quem está esperando compras de Natal nesta quinta-feira (23) pode ter se surpreendido com o site e o aplicativo dos Correios fora do ar. Desde a madrugada, há relatos de indisponibilidade do serviço, o que impede que os consumidores vejam onde estão seus produtos. O grupo hacker LAPS$US, o mesmo que derrubou os sistemas do Ministério da Saúde no início do mês, reivindicou a ação em seu canal no aplicativo Telegram.
“Anunciamos um ataque cibernético contra o Correios.com.br. Os serviços estão atualmente offline! Mais informações em breve”, diz mensagem enviada ao canal do Telegram do LAPS$US às 2h da manhã.
Calendário do IPVA para 2022 é divulgado pelo Governo de Goiás
De acordo com o site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços online, o site dos Correios está enfrentando instabilidade desde às 2h da madrugada. Os relatos de problemas se intensificaram por volta das 8h da manhã e seguem até o momento (10h).
Fora do ar
Nos testes feitos pelo CONTEXTO, o site da estatal segue totalmente fora do ar, assim como o aplicativo. Ao acessar, aparece a mensagem do erro 505, de serviço indisponível. O mesmo vale para a página de rastreamento de pedidos e outros. Apesar disso, o site do Fale Conosco e o Localizador de CEPs, dos Correios, seguem funcionando, já que utilizam um domínio diferente dos outros.
No Twitter, os Correios continuam atendendo os clientes e tirando dúvidas, mas não há menções oficiais sobre o site fora do ar. O Olhar Digital tenta contato com a empresa e vai atualizar a reportagem assim que houver uma resposta.
(Com informações do Olhar Digital e Poder360)