VERSÃO FLIP
sexta-feira, 21 de novembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 21 de novembro, 2025
Contexto

Startup cria bioterápico para pets. Produto é considerado inovador

de Redação
5 de fevereiro de 2021
em Economia
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Bioterápico pets

Cães, gatos e outros animais de estimação de pequeno porte estão conquistando, a cada dia, mais espaços na vida de muita gente. Essa troca de doçura, fidelidade e amor requer uma contrapartida de seus donos, pois os bichinhos são dependentes de muitos cuidados e a saúde é a principal preocupação. 

Apesar da pandemia e da crise econômica, os petshops registraram um crescimento de 6,9% nos últimos dois anos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Focar na questão da saúde desse segmento é a proposta da startup que criou o Multipet, um bioterápico inovador para o tratamento e controle de carrapatos, pulgas e vermes de uma só vez. Podem ser usuários de Multipet: todos os pequenos animais como cães, gatos, tartarugas, hamsters, aves e coelhos, sem nenhuma contraindicação.

O bioterápico é um produto inovador por fazer o controle de diferentes parasitas (internos e externos) de forma segura e sem efeitos colaterais (não provoca vômito, pele seco-escamosa ou irritada, prurido, diarreia, letargia e anorexia, efeitos neuronais ou alergênicos). Não deixa resíduos ambientais (não impede o convívio com as pessoas no ambiente onde vive), possui fácil aplicação (gotejado na água do animal), por poder ser administrado em animais gestantes e filhotes (além de animais adultos), além de controlar os carrapatos ambientais sem aplicação de qualquer outro produto complementar (barragem, talcos, pour on etc).

A proposta da startup foi uma das selecionadas pela Chamada Pública nº 03/2019 – Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha, que, em Goiás, é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O Programa vai investir, em forma de recursos subvencionados, no apoio para o escalonamento industrial e para a viabilização técnico comercial do produto.

O trabalho tem uma equipe de farmacêuticos e veterinários, especialistas e doutores, que estão sob a coordenação da Dra. Luciana Rodovalho, PhD, pesquisadora farmacêutica industrial e proponente do projeto. A startup conta, ainda, com o apoio em gestão através de orientações do Centro de Empreendedorismo e Incubação (CEI) da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde encontra-se pré-incubada, e busca assim mitigar as intempéries comerciais e administrativas para a viabilidade comercial do produto.

Tratamentos

O produto é um forte candidato a substituir a terapia química tradicional. Luciana Rodovalho explica que “é reconhecido que os tratamentos convencionais requerem a aplicação de antiparasitários ambientais, e a separação do animal de seus criadores, ou até mesmo a não permanência de crianças e animais no ambiente onde o produto é administrado.” Segundo a doutora, Multipet é fácil de ser aplicado, além de ser eficiente e eficaz para o tratamento de parasitoses em animais de estimação. Algumas gotas diariamente na água de beber do animal são suficientes, mas ela ressalta a importância de se administrar a dose diariamente, pois a frequência do uso é essencial para o tratamento.

A pesquisadora destaca que no mercado é possível encontrar alguns produtos que trabalham com tecnologia similar, mas de composição unitária e que tratam somente um parasita por vez, geralmente carrapatos. “Tais produtos devem ser administrados por borrifos que exigem manuseio direto na boca do animal, o que dificulta o tratamento”, explica.

Centelha

O programa Centelha Goiás foi lançado no ano passado pelo Governo de Goiás por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operado pela Fundação Certi.

O Centelha tem como objetivo estimular a criação de negócios inovadores e fomentar a cultura empreendedora no Estado oferecendo fomento na forma de subvenção econômica, isto é, recurso que não precisa ser devolvido, além de capacitações e suporte aos participantes.

O CEI UFG é certificado como Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (CERNE nível 2), certificação concedida às incubadoras que apresentam melhorias dos resultados, com base nos empreendimentos, ética, sustentabilidade, desenvolvimento humano e na gestão transparente. (Fonte: FAPEG-GO)

Rótulos: economia

Mais Artigos

Goiás mantém 9º lugar no ranking do PIB do Brasil, que é liderado por São Paulo

de Claudius Brito
14 de novembro de 2025
0

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através do Sistema de Contas Nacionais, divulgou nesta sexta-feira (14/11), o resultado...

Pesquisa mostra, ainda, diferenciação entre rendimentos de homens e mulheres. Imagem: Reprodução

Salário-mínimo rege a renda média em 81% das cidades e remunera 1/3 das pessoas

de Redação
13 de outubro de 2025
0

Novo recorte do Censo 2022, sobre ocupação e renda média, reafirma a importância do salário mínimo na economia Em 81%...

Anápolis- Imagem Paulo de Tarso

Pesquisa inédita do CONTEXTO traz raio-x sobre empreendedorismo em Anápolis

de Claudius Brito
10 de outubro de 2025
0

Outubro é o mês do empreendedor. Uma passagem comemorativa que tem muito a ver com Anápolis, com a sua história...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Seu Pedro, do Bar do Pedrão: Aos 82 anos, deixa uma legião de amigos órfãos.

    Adeus ao mestre do balcão: Anápolis se despede de Pedro Dorneles, ícone da cultura de boteco na cidade

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Os desafios do trânsito de uma cidade que não para de crescer

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Novo caça Gripen será enviado à Base Aérea de Anápolis. Veja vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Encontrando paz no cotidiano – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Ciclista de 77 anos sobrevive por três dias bebendo vinho após cair em um barranco

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui