VERSÃO FLIP
sábado, 29 de novembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 29 de novembro, 2025
Contexto

Sucessão estadual: PP e DEM podem ter candidatos

de Nilton Pereira
22 de outubro de 2009
em Política
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0

Com a cada vez mais difícil reaproximação entre alcidistas (PP) e marconistas (PSDB), visando as eleições do ano que vem, outros quadros passam a ser desenhados na política goiana, embora tudo não passe, ainda, de meras especulações. O fértil campo do imaginário político de Goiás aponta para uma série de composições, algumas lógicas, outras nem tanto. Nomes, até então fora de qualquer cogitação, ganham força e podem, (pelo menos para serem levados à mesa de negociação no momento certo) surgir como alternativas partidárias, principalmente no PP (Partido Progressista), do Governador Alcides Rodrigues.
Esta composição contracenaria com a idéia de que as eleições de 2010 em Goiás seriam polarizadas entre o tucano Marconi Perillo e um nome da aliança PT/PMDB, com maiores chances para o Prefeito de Goiânia, Íris Rezende Machado. Certamente que mais alternativas seriam, também, colocadas, como Rubens Otoni e Henrique Meirelles. Tem-se como certo que as eleições para o Governo de Goiás não se resolveriam no primeiro turno, motivo pelo qual, cada grupo busca se fortalecer para ter argumentos (leia-se votos) de negociar no segundo turno. Marconi deve ser, entretanto, o alvo de qualquer uma dessas composições. Até porque, fala-se, com certa insistência, que muitos integrantes da outrora Base Aliada, ainda apostam numa recomposição e, até, têm deixado cargos importantes no Governo, para abraçarem a candidatura do senador. Sem contar os que nunca saíram dela, mesmo estando entrelaçados no Governo de Goiás, como é o caso, por exemplo, do deputado estadual Túlio Isac, que mesmo sendo do PSDB, permanece como Secretário de Comunicação de Alcides e Fernando Cunha Júnior, marconista “de quatro costados”, mas que, também, está com Alcides desde o primeiro dia de governo.
Grupo Alcides
As avaliações iniciais dão conta de que, não podendo ser candidato, tendo em vista já, haver sido reeleito em 2006, Alcides Rodrigues, para não ficar desprotegido politicamente assim que deixar o governo e, principalmente, para formar um grupo de apoio, gostaria, e muito, de indicar um candidato, nem que seja para ter trunfos de negociação em um eventual segundo turno. Assim é que, surgem nomes como Jorcelino Braga, Sérgio Caiado, Ernesto Roller, Pedro Canedo e outros, com mais chances para o primeiro, hoje considerado o “homem forte” do Governo Alcides. Isto porque o Governador teria se desencantado da composição com o Partido dos Trabalhadores, devido ao flerte, que virou noivado, entre este e o PMDB, por conta de entendimentos já em nível nacional.
Esta semana, por exemplo, sacramentou-se a aliança entre PT e PMDB, a ponto de se anunciar o “direito” do PMDB em indicar o candidato a Vice Presidente da República para as eleições de 2010. Assim sendo, ao PP restaria, ainda, uma coligação, ou parceria, com o Democratas, que, pelo menos em parte, não caminharia ao lado do PSDB. Há diferenças enormes entre os dois partidos, aumentadas que foram, desde as eleições passadas. Assim sendo, hoje, não causaria surpresa uma chapa formada por Ronaldo Caiado (DEM) e um nome do PP, a ser escolhido, ou indicado por Alcides Rodrigues.
Pré-candidatos
Embora ainda não tenha se manifestado publicamente a respeito, o secretário de estado da Fazenda, Jorcelino Braga, seria, a princípio, o nome preferencial do Governador Alcides Rodrigues. Mesmo sendo neófito em política – se destaca como empresário bem sucedido, dono de emissoras de rádio e outros veículos de comunicação – Jorcelino Braga teria tomado gosto pela política e seria apresentado aos eleitores goianos como “o novo”, estratégia que deu certo com Marconi Perillo em 1998, quando venceu o então imbatível Íris Rezende Machado. Jorcelino Braga teria a seu favor, o mérito de haver equacionado a situação financeira do Governo, equilibrado as economias do Estado, viabilizando uma série de projetos interessantes.
Mas, se o nome da eventual composição for, por exemplo, Ronaldo Caiado, contar-se-ia como fator positivo sua força no eleitorado do interior, o que lhe valeu, até hoje, vários mandatos de deputado federal, assim como a disputa pelo Governo do Estado e uma vez pela Presidência da República. Caiado, com fama de “durão”, seria colocado como um enérgico governante, capaz de impor a respeitabilidade que estaria faltando no Governo. Entretanto, nem Ronaldo Caiado, nem Jorcelino Braga, por enquanto, assumem a disposição em disputar. Todos preferem aguardar o momento exato, o que vai acontecer, seguramente, no início do ano que vem. É em março, por exemplo, que o Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles (hoje no PMDB) definirá seu futuro político. E, dessa definição, dependem várias prováveis e eventuais candidaturas, mesmo que fora da parceria entre PMDB e PT. Mas, é um assunto que, certamente, terá maiores desdobramentos.

Mais Artigos

Bolsonaro em Anápolis- Arquivos do Contexto

Bolsonaro e as suas vindas a Anápolis: movimentação, risos, polêmicas e apoio político

de Claudius Brito
28 de novembro de 2025
0

Nas eleições de 2018, Anápolis deu ao então candidato Jair Messias Bolsonaro (que era do PSL), uma das maiores votações...

Márcio Corrêa- Jair Bolsonaro

Prisão de Bolsonaro “é um alerta para os rumos que o país está tomando”, diz Márcio Corrêa

de Claudius Brito
24 de novembro de 2025
0

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga hoje o cumprimento do mandado de prisão determinado pelo ministro Alexandre...

Senador Wilder Morais (PL). Imagem: Reprodução

Wilder lança pré-candidatura ao governo em meio a divergências internas no PL

de Orisvaldo Pires
21 de novembro de 2025
0

Lançamento ocorre sob tensão partidária e amplia disputas estratégicas dentro do PL para 2026. É fato que o lançamento da...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Wanderlei Antônio de Oliveira. Imagem: Divulgação/DEAM

    Pastor é condenado a 95 anos por abusos sexuais a fiéis em Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Mais de mil garrafas de vinho argentino falsificado são apreendidas em Goiás

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Alerta máximo: tempestades e chuvas intensas atingem GO, DF e mais 17 estados

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Medo de Polícia – Por Moacir Melo                                         

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Adeus ao mestre do balcão: Anápolis se despede de Pedro Dorneles, ícone da cultura de boteco na cidade

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui