VERSÃO FLIP
terça-feira, 1 de julho, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 1 de julho, 2025
Contexto

SUS vai distribuir remédio de R$ 7 mi para tratar crianças com AME

de Anna Rhaissa
24 de março de 2025
em Notícias
Reading Time: 2 mins read
0 0
A A
0
SUS vai oferecer remédio mais caro do mundo para crianças com AME (imagem: Divulgação)

SUS vai oferecer remédio mais caro do mundo para crianças com AME (imagem: Divulgação)

O Brasil está entre os poucos países que oferecem essa terapia gênica inovadora para crianças com AME tipo 1, com o pagamento do tratamento vinculado aos resultados obtidos.

O governo federal anunciou neste sábado (22) que o Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer um tratamento inédito para crianças com Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1. Pela primeira vez, o medicamento Zolgensma, conhecido como o remédio mais caro do mundo, será disponibilizado na rede pública. Uma única dose custa cerca de R$ 7 milhões.

Para viabilizar o acesso, o Ministério da Saúde firmou um acordo de compartilhamento de risco, em que o pagamento só será realizado se a criança apresentar melhora. O Brasil agora integra um seleto grupo de seis países que disponibilizam essa terapia na rede pública, destacando-se como um dos poucos a oferecer esse tratamento inovador.

A partir da próxima semana, bebês diagnosticados poderão iniciar a triagem em 28 hospitais de referência distribuídos por 18 estados. O Ministério da Saúde garantirá o acompanhamento de cada caso para assegurar a eficácia e a segurança do tratamento. O pagamento será realizado em etapas, conforme os avanços da criança:

  • 40% no momento da aplicação do remédio;
  • 20% após dois anos, se a criança sustentar a cabeça sozinha;
  • 20% após três anos, se conseguir sentar sem apoio por pelo menos 10 segundos;
  • 20% após quatro anos, caso mantenha os ganhos motores.

Se não houver melhora ou a criança precisar de ventilação mecânica permanente, os pagamentos serão interrompidos. A AME é uma doença rara e grave que compromete os músculos, dificultando funções essenciais como respirar, engolir e se movimentar. Sem tratamento, crianças com AME tipo 1 têm poucas chances de sobreviver além dos dois anos de idade.

O medicamento Zolgensma pode transformar essa realidade, auxiliando no desenvolvimento motor e permitindo que algumas crianças consigam engolir alimentos, manter o tronco firme e até sentar sem apoio. O remédio será destinado a bebês de até seis meses que não precisem de ventilação mecânica por mais de 16 horas diárias.

Para garantir o menor valor possível, o governo negociou diretamente com a fabricante Novartis, obtendo o preço mais baixo do mundo para o tratamento.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: AMEanápoliscapadestaquegoiásPortal ContextoSUS

Mais Artigos

Imagem: Reprodução

Sem atualização, benefícios do Cadastro Único podem ser suspensos

de Anna Rhaissa
25 de junho de 2025
0

Campanha nacional exige atualização dos dados para garantir acesso ao Bolsa Família e outros benefícios O Ministério do Desenvolvimento e...

Imagem: iStock

Nova regra permite divórcio imediato por vontade de apenas um cônjuge

de Jornal Contexto
24 de junho de 2025
0

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que qualquer um dos cônjuges pode pedir o divórcio sem a necessidade do...

Juliana Martins tinha 26 anos e fazia um mochilão pela Ásia (Foto: Redes sociais, Reprodução)

Brasileira é encontrada sem vida após cair durante trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia

de Jornal Contexto
24 de junho de 2025
0

Jovem de 26 anos escorregou em trecho íngreme e foi localizada cerca de 500 metros abaixo da trilha após quatro...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Fábrica da multinacional Kingspan Isoeste em Anápolis. Foto: Reprodução

    Isoeste inaugura sua maior fábrica na América Latina no Paraguai

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Márcio Corrêa fala sobre “Anápolis na Roda” e faz anúncios em audiência pública

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Empresário anapolino anuncia possível expansão para Paraguai e critica cenário industrial brasileiro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Liminar garante volta dos ônibus do Sistema de Transporte Coletivo às ruas de Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Crueldades que o trânsito revela

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui